Deputada Helga Correia exige reabilitação da Escola EB 2,3 de Fajões incluída no Orçamento do Estado

2545
Deputada Helga Correia (Deputada do PSD).
Comercio 780

A deputada do PSD Helga Correia desafiou esta sexta-feira o ministro da educação a incluir a requalificação da Escola EB 2,3 de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, no Orçamento do Estado para 2019 (OE). Intervindo numa audição ao governante, a parlamentar social democrata sublinhou que alunos e professores daquele estabelecimento de ensino “merecem mais”.

A escola de Fajões alberga mais de 500 alunos e apresenta as melhores notas do concelho de Oliveira de Azeméis, ocupando, nesse capítulo, a quarta posição do distrito de Aveiro. “Estes alunos e professores merecem mais. Merecem ter uma escola com condições dignas, como os restantes alunos do município de Oliveira de Azeméis e do país” – vincou Helga Correia, referindo-se à necessidade urgente de intervenção profunda no estabelecimento de ensino, que confira a necessária dignidade ao seu funcionamento.

Helga Correia já tivera, em julho deste ano, oportunidade de questionar e desafiar o ministro a inscrever no OE a verba em falta para a requalificação da EB 2,3 de Fajões. E voltou a faze-lo na discussão do documento, recordando que o ministro recebeu em agosto uma carta do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Fajões e uma carta do presidente da Junta de Freguesia, “onde reforçam a urgência desta obra”. Por outro lado, lembrou que a secretária de Estado da Educação teve oportunidade de reunir-se com os autarcas de Oliveira de Azeméis, para sustentar que “importa, agora, saber que medidas foram, entretanto, tomadas”.

“Esta não foi, até aqui, uma prioridade do Ministério da Educação, nem do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis” – atirou Helga Correia, notando que nas grandes opções do plano é feita referência “ao reforço do investimento na renovação do parque escolar em todo o território nacional, com 391 estabelecimentos escolares a serem objeto de intervenção”.

A deputada natural de Oliveira de Azeméis quer, assim, saber se, “não tendo sido esta uma prioridade do município, será uma prioridade do governo” e, “considerando que a escola EB 2,3 de Fajões é uma prioridade para este governo”, se “foi ou não inscrito algum valor para a requalificação desta escola no OE e se esta escola faz parte dos 391 estabelecimento a ser intervencionados e qual a verba que vai ser atribuída”.

GP-PSD/Aveiro

Comercio 780