Deputada do PSD questiona Governo sobre classificação do “Cantar dos Reis” de Ovar

1561
Foto do Etcetaljornal.pt


Carla Madureira, deputada do PSD eleita pelo círculo distrital de Aveiro, “reclama” uma resposta do Ministério da Cultura à candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial do “Cantar dos Reis”, com origem em Ovar.

Segundo uma nota de imprensa do grupo parlamental social democrata, em pergunta dirigida ao Governo, a eleita “sublinha a importância desta tradição, que vem sendo respeitada desde 1882”.

A Câmara Municipal, lembra Carla Madureira, lançou, em 2014 a ideia de candidatar o “Cantar dos Reis” em Ovar ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, dois anos depois, o processo foi submetido, com o apoio do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, responsável pela realização da investigação científica que suporta a candidatura.

“Volvidos seis anos, ainda não houve resposta por parte do Ministério da Cultura”, lamenta a deputada questionando “o motivo pelo qual ainda não existe uma decisão relativamente à candidatura submetida em 2016”.

O comunicado lembra que o “Cantar dos Reis em Ovar é uma prática performativa poético-musical realizada anualmente por grupos especializados, as Trupes, em espaços públicos e privados nos dias anteriores à festa dos Reis Magos (ou Epifania, celebrada a 6 de janeiro), em vários locais do concelho de Ovar, onde “sofreu ao longo do tempo um processo de codificação artística, social e performativa que a diferenciou” com “um recorte cultural próprio, único a nível nacional e internacional, com composições musicais e poéticas originais, sofisticadas, cuja performance exige solistas, um coro a várias vozes e acompanhamento instrumental.”

O Cantar dos Reis em Ovar é realizado ininterruptamente pelo menos desde 1882, envolvendo centenas de pessoas que participam das Trupes Reiseiras.

O repertório original apresentado pelas trupes consiste em três peças musicais designadas por Mensagem, Saudação e Despedida.

Publicidade, Serviços & Donativos