Dádiva de sangue: ADASCA apela aos jovens para alargar voluntariado

585
ADASCA.

“Jovem marca a diferença! Torna-te doador de sangue!” A Associação de Dadores de Sangue do Conselho de Aveiro (ADASCA) recorda o seu lema para 2023 para apelar à participação nas iniciativas do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala a 14 de junho.

“É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais ‘velhos’ vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação neste Verão vai complicar-se”, alerta Joaquim Carlos, presidente da direção da associação.

A ADASCA organiza uma ‘Semana do Dador de Sangue’ para comemorar “num modelo diferente” o Dia Mundial do Dador de Sangue, esperando “despertar a atenção da comunidade juvenil aveirense”.

Joaquim Carlos considera que “os discursos de circunstância não produzem frutos, ainda que transmitam o sentimento de dever cumprido”, pelo que “são necessárias ações concretas”, o que levou a organizar um programa especial para captar novos voluntários. “Os jovens são solidários, generosos, necessitam de serem incentivados”, acredita o presidente da ADASCA, informando que durante as dádivas, será emitido um certificado de participação para efeitos de curriculum na área do voluntariado.

A adesão às brigadas tem sofrido “uma quebra substancial” nas dádivas. “Os dadores manifestam o seu desagrado pela forma como são desrespeitados no SNS e de igual modo pelas entidades patronais.A realidade é dura e não podemos continuar a querer tapar o sol com uma peneira. Venha e colabore, doar sangue é um acto de amor que não tem preço”, conclui Joaquim Carlos na sua mensagem.

Atividades

  • Dias 12 a 16 de Junho, dádiva Praça Marques de Pombal em Aveiro, entre o Tribunal e os CTT, com a presença da Unidade Móvel do IPST;
  • Dia 14 de Junho, comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue , instituído pela organização Mundial da Saúde, com sessão para a dádiva de sangue no posto fixo da ADASCA, Mercado Municipal de Santiago 1º. piso (das 15:00 às 19:00). Repete no dia 16, dentro do mesmo horário e local;
  • Dia 17 de Junho, exposição no Salão da Junta de Freguesia de Cacia;
  • Dia 18 de Junho, dádiva de sangue (das 9:00 às 13:00) no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, com a oferta de almoço convívio e animação musical.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.