Curso de monitores do Projeto Rios, gratuito, em Aveiro

702
Curso de monitores do Projeto Rios.
Smartfire 728×90 – 1

Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, a Quinta Ecológica da Moita (QEM) em Oliveirinha, será o palco de mais um dos vários cursos que o Projeto Rios (PR), coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa e Educação Ambiental (ASPEA), dispõe.

Este projeto conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020 e, por isso, é completamente gratuito.

Com o intuito de capacitar os participantes com competências para a realização de saídas de campo, no âmbito das monitorizações do PR, dando a conhecer os materiais usados, enquanto auxiliares pedagógicos nas saídas de campo, assim como das ferramentas e da sua forma de utilização aquando das monitorizações. Estes cursos incitam, também, a capacidade e conhecimentos suficientes a conceção e programação de planos de acção para a adoção de troços de rios e ribeiras.

O presente curso destina-se a Técnicos, professores, profissionais em Educação Ambiental e coordenadores de grupos do Projeto Rios que pretendam adotar ou auxiliar grupos na monitorização de um troço de rio ou ribeira e dispõem de certificados de formação para todos os participantes e, ainda, acreditação para Educadores e Professores (Registo nº CCPFC/ACC-92541/17).

O Projeto Rios é um projeto que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Mais informações em https://aspea.org/index.php/noticias