Currículos criativos: pense fora da caixa

753
https://unsplash.com/pt-br/fotografias/n8Qb1ZAkK88.

Esteja à procura do primeiro emprego ou a pensar em mudar de empresa, é importante destacar-se da melhor forma possível.

As oportunidades podem parecer limitadas e captar a atenção de recrutadores não é fácil. O currículo é o primeiro passo para conquistar quem está a contratar.

Criar um currículo criativo e inovador pode ser o primeiro passo para se destacar numa candidatura. Por isso, elaborar algo que vá além dos formatos tradicionais pode funcionar como uma porta de entrada e o ajudar a ser um dos escolhidos para a entrevista.

Dicas para criar um currículo criativo

Pode parecer uma tarefa difícil criar um currículo criativo, já que este é uma versão reinterpretada de um currículo tradicional. A versão criativa traz uma perspectiva única e mais dinâmica.

Para o ajudar nesta empreitada existem hoje plataformas online que oferecem modelos de currículos concebidos por especialistas. Assim, pode encontrar um modelo que se adeque às suas necessidades. O currículo criativo tem de ir além de enumerar a sua lista de conquistas profissionais e histórico académico.

Este tipo de currículo poderá ter um design mais arrojado, imagens e elementos interativos que façam com que possa comunicar a informação de forma a envolver o recrutador. O objetivo é não apenas mostrar as suas qualidades, mas também exaltar a criatividade.

Escolher o formato ideal

Para dar asas à criatividade num currículo, existem várias opções. Pode optar por fazer uma infografia, onde usará gráficos e ilustrações para destacar as suas conquistas e habilidades.

Outra forma de se mostrar é por meio de um breve vídeo de apresentação. Neste, pode falar sobre a sua experiência e conquistas. E claro, desta forma o recrutador também terá logo outra perspetiva mais direta de si.

Um modo bastante criativo de apresentar o seu currículo é com um site pessoal. Aqui, o céu é o limite, e poderá incluir tudo o que acha necessário, desde experiência, portefólio ou até recomendações de anteriores colegas de trabalho.

Se estiver ligado à indústria da programação ou jogos, por exemplo, ter um currículo nesse âmbito fará sentido. Pode desenvolver algo semelhante a um jogo, onde crie um ambiente virtual que envolva o recrutador.

O que deve ter em consideração

Um currículo criativo traz bastantes vantagens, pois faz com que se destaque no meio de currículos comuns. Causa uma boa primeira impressão e destaca as suas habilidades no design, mas também em inovação e comunicação.

Como em qualquer situação, há que analisar primeiro o destinatário do currículo. Numa área mais criativa, ligada ao design ou marketing, por exemplo, um currículo desse género será bem recebido.

Contudo, existem setores onde fará mais sentido simplesmente enviar um currículo convencional. E claro, embora criativo, a estética do currículo não se pode sobrepor ao mais importante: realçar as suas qualidades enquanto profissional.

Fonte: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/NbtIDoFKGO8

A criatividade é a chave

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, e será através da criatividade que vai conseguir conquistar um recrutador na primeira impressão. Mas há que explorar o formato que faz mais sentido para si.

Um currículo bem pensado e executado pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Faça testes, arrisque, pois só assim acabará por ser compensado pelo seu trabalho.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.