Cuidar de pessoas idosas ou dependentes

738
Dreamweb 728×90 – Video I

O envelhecimento da população portuguesa, cada vez mais marcado, impõe desafios a vários níveis.

Por Marília Dourado, Liliana Henriques e Rita Taipina Marques *

O “Guia de Boas Práticas para Cuidadores” é o resultado do interesse e da motivação de um grupo de 18 profissionais de várias áreas que se dedicam a partilhar conhecimento e experiências de cuidar de pessoas idosas/dependentes e vulneráveis.

Este guia ganha importância numa altura em que o envelhecimento da população portuguesa, cada vez mais marcado, impõe desafios a vários níveis, como por exemplo a crescente procura de instituições de apoio e de prestação de cuidados.

Neste contexto as estruturas prestadoras de cuidados de saúde e apoio social, em particular as ERPI, veem‑se, assim, confrontadas com a necessidade de dar resposta e de refletir sobre esta realidade e devem, por isso, ser preparadas para este exigente desafio. Os colaboradores destas instituições necessitam de ter a devida formação para que se encontrem mais aptos para desempenhar o nobre papel a que se propõem.

Este guia propõe-se a contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos acerca do cuidar e como cuidar bem, no pleno respeito pelo outro. É um livro de consulta simples, com orientações acessíveis sobre algumas estratégias a adotar na prestação de cuidados e intervenções de qualidade, que preservem a dignidade e os direitos da pessoa idosa e/ou dependente, divulgando conhecimento centrado na prática.

A obra destina-se a todas as pessoas envolvidas no processo de cuidar de pessoas idosas ou dependentes, pelo que será útil para todos os interessados, sejam cuidadores formais ou não.

Conteúdos abordados:

  • Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas
  • Confidencialidade e Privacidade
  • Independência e Autonomia
  • Comunicação na Prática do Cuidar
  • Promoção do Autocuidado: Situações de Dependência
  • Abuso e Violência
  • Dependência e Reabilitação
  • Atenção aos Pormenores

* Coordenadoras / autoras do livro. Continuar para mais informações.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.