Cuidadores informais recebem apoio em Oliveira do Bairro

384
Cartaz.

A Câmara de Oliveira do Bairro organiza a quarta edição do projeto “(IN)Formar para Cuidar”, dirigida a cuidadores informais e formais de idosos, desta vez com novidades.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A iniciativa, promovida em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde, contará, este ano, “com um novo formato para os formadores informais”, o que vai passar pela criação de um grupo de ajuda mútua a reunir mensalmente na primeira terça-feira de cada mês no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.

Segundo a vereadora Lília Ana Águas, o grupo “Cuidar de Mim” funcionará “essencialmente” como “um espaço de suporte emocional, em que as temáticas a abordar serão discutidas no primeiro encontro com os cuidadores, para ser um programa 100% adaptado às suas necessidades”.

Após três edições que contaram com ações de formação gratuitas para os cuidadores informais, maioritariamente familiares da pessoa de quem cuidam (nomeadamente esposas ou filhas/noras), os promotores fizeram uma avaliação do projeto, concluindo que “estava na altura de darmos o passo seguinte, com uma atividade que decorresse ao longo de todo o ano, e não apenas num determinado período, e que aproveitasse o conhecimento transmitido nas edições anteriores para criar um espaço de partilha e de suporte”.

As inscrições no grupo “Cuidar de Mim”, cuja primeira sessão está agendada para 4 de junho, podem ser feitas através do contacto 234 732 146 ou presencialmente no Serviço de Ação Social e Idade Maior, sendo totalmente gratuitas. Relativamente aos cuidadores formais, o projeto “(IN)Formar para Cuidar” vai continuar a dar formação gratuita a colaboradores de IPSS do Concelho, tendo sido escolhida este ano a instituição Recanto da Natureza, localizada na freguesia da Palhaça.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida em 2022 e 2023, pela “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, como um dos municípios portugueses “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”, precisamente pela implementação do projeto “(IN)Formar para Cuidar”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.