Cuidadores Informais: Câmara de Ílhavo recebe ‘Selo de Mérito’

360
Fórum Municipal da Maior Idade, Ílhavo.

O Município de Ílhavo foi distinguido com o Selo de Mérito pelo seu projeto “Maior Idade – Medidas de Apoio do Município de Ílhavo aos Cuidadores Informais”, na 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Câmara Municipal de Ílhavo mantém-se, pelo segundo ano consecutivo, na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, destacando-se diversos projetos desenvolvidos no Laboratório do Envelhecimento, nomeadamente o Programa de Apoio a Pessoas em Luto; o Programa de Cuidadores Informais, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Segurança Social; o projeto SINDIA, em parceria com a Universidade de Coimbra; a plataforma SHAPES em parceria com a Universidade do Porto (ICBAS/CINTESIS).

Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal de Ílhavo tem um protocolo de parceria firmado com a Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes (APACID), com a qual desenvolve ações de apoio a grupos de apoio para cuidadores informais e pessoas com demência.

No que concerne à prevenção ao nível da saúde mental, destaca-se o Gabinete de Apoio à Família, bem como as ações de promoção de estimulação cognitiva.

A RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.

No total, foram apresentadas 66 propostas a nível nacional e reconhecidas 59 candidaturas, tendo o projeto Maior Idade obtido uma das melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios do regulamento

Câmara de Ílhavo

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.