CTCP apresenta calçado, materiais e tecnologias do futuro

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Imagem do projeto FAMEST.
Comercio 780

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) prepara uma ação de demonstração de “calçado, materiais e tecnologias do futuro”.

O encontro está agendado para 29 de janeiro, a partir das 14:00, nas suas instalações em S. João da Madeira.

Uma oportunidade de conhecer “em primeira mão, as mais recentes inovações desenvolvidas, pelos diferentes parceiros do projeto mobilizador FAMEST” que assentam em princípios considerados “fundamentais para o futuro do setor”: a indústria 4.0, a sustentabilidade e materiais, componentes e calçado diferenciados.

“O futuro do setor depende da capacidade das empresas de inovar. Está provado que incorporar inovação nas empresas aumenta o valor dos produtos e torna-as mais competitivas, quer seja ao nível dos materiais, dos produtos, do processo de produção ou da sua comercialização”, refere uma nota do CTCP.

As empresas são incentivas a investir em novos materiais e tecnologias disruptivas, na marca, na imagem e na comunicação.

O sector é chamado a conhecer uma panóplia de novas ferramentas para o design e modelação, mas também eco produtos químicos e couros, materiais para fabrico aditivo, materiais reciclados, o chamado alçado smart, bem como plataformas para a digitalização ou sistemas de corte inteligentes e soluções de automatização para melhorar a produtividade e qualidade das empresas.

A ação de demonstração pretende ser “um momento de partilha de conhecimento e troca de experiências” entre investigadores de diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico e as empresas (de componentes, materiais, tecnologias, software e calçado de diferentes tipologias).

“Estarão em exposição as mais avançadas inovações que permitirão ao cluster do calçado e moda conseguir dar um salto qualitativo no processo de afirmação internacional de calçado português, estabelecendo-o como uma referência fundamental da indústria a nível mundial”, refere o CTCP.

O FAMEST é um projeto financiado pelo Compete2020 promovido por um consórcio completo de 32 co-promotores, incluindo 23 empresas de toda a cadeia de valor do calçado e nove entidades de I&D.

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