Crítico de vinhos do The New York Times coloca ‘Saima Baga’ em lista restrita preço – qualidade

1238
‘Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018’.
Comercio 780

Eric Asimov, conceituado crítico de vinhos do The New York Times, fez uma recomendação depois de fazer compras través de plataformas digitais para eleger néctares que o fizessem viajar pelo mundo, sem sair de casa.

A exclusiva lista de 20 vinhos considerados de qualidade foi selecionado pelo preço (menos de 20 dólares, nos Estados Unidos).

Portugal está na lista com apena um vinho, sendo o mesmo da Bairrada. O eleito é o ‘Casa de Saima Baga Tonel tinto 2018’ destacado pela relação preço – qualidade.

O artigo de Eric Asimov intitula-se “20 vinhos por menos de 20 dólares: postais do Mundo” e pode ser lido on-line.

Segundo o crítico, num “quadro de congelamento pandémico, com muitas pessoas confinadas nas suas fronteiras nacionais, o vinho ainda oferece uma oportunidade de provar o mundo.”.

O ‘Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018’ fermentou em lagares de cimento, tonéis de madeira – tipicamente usados na região do Douro para a feitoria de vinho do Porto – e que, posteriormente, estagiou em barricas velhas de carvalho.

Um Baga que tem origem num pequeno projeto de vinhos, situado em Sangalhos, no concelho Anadia, em pleno coração da Bairrada, sendo conduzido pela produtora Graça Miranda e pelo enólogo Paulo Nunes.

Com 20 hectares de vinha, a Casa de Saima está ligada à produção de vinho de qualidade. Os vinhedos estão distribuídos por pequenas parcelas de terreno, situadas nos melhores terroirs da região, avivando a paisagem com o seu traço característico.

Os encepamentos das vinhas da Casa de Saima baseiam-se nas castas tradicionais da região, nomeadamente a Baga, para os vinhos tintos, e a Maria Gomes e a Bical, para os vinhos brancos e espumantes. Existem igualmente pequenas parcelas com as variedades tintas Touriga Nacional e Merlot,

Publicidade, Serviços & Donativos