‘Criações Imaginarius’: Companhia da Turquia recebe bolsa para novos artistas

1167
Companhia 'Cie Du Paon'.
Dreamweb 728×90 – Video I

Acaba de ser conhecido o mais recente apoio atribuído pela Câmara da Feira no âmbito do ‘Mais Imaginarius’19’, um concurso internacional que desafiou artistas “emergentes” a apresentarem criações para o espaço público no ‘Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua’.

A ‘Cie Du Paon’, uma companhia turca, que venceu com o espetáculo ‘Curve’, receberá uma bolsa de apoio, no valor de 5.000 euros. Uma estreia absoluta que irá ser apresentada na secção ‘Criações Imaginarius’.

“Num misto de dança e teatro, Curve conta a história sobre a maior maldição da humanidade – envelhecer”. Pode ser visto no dia 23 de maio, pelas 23:15, e nos dias 24 e 25 de maio, pelas 22:00, no Museu Convento dos Lóios.

O ‘Mais Imaginarius’ assume como uma “plataforma de apoio à criação artística contemporânea para o espaço público, representando uma oportunidade de visibilidade internacional para artistas emergentes de todo o mundo”. Recebeu 186 candidaturas de 40 países.

Aos 20 projetos selecionados e que integram a programação do ‘Festival Imaginarius’19’, a Câmara de Santa Maria da Feira vai atribuir diferentes bolsas de apoio, conforme o seu país de origem, perfazendo um apoio global de 11.900 euros.

Aos artistas e companhias oriundos da Península Ibérica e Portugal Insular será atribuído um apoio de 400 euros; os artistas e companhias que chegam ao território de Santa Maria da Feira vindos do resto da Europa recebem uma bolsa de apoio, no valor de 700 euros. As bolsas de apoio, no valor de 1.000 euros, serão atribuídas aos artistas e companhias provenientes de países de fora da Europa.

Todos os espetáculos têm estreia nacional no ‘Festival Imaginarius’ e chegam de vários pontos do mundo: Austrália, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Londres, e também Portugal.

Entre 23 e 25 de maio, Santa Maria da Feira garante “Momentos Únicos. Memórias Inesquecíveis – Unique Moments. Unforgettable Memories”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780