Cozinhas por medida e a impacto na dinâmica familiar / Tradição e modernidade à volta da cozinha

383

A cozinha é atualmente um espaço fundamental na casa, plenamente integrada no seu coração, ao contrário do que acontecia no passado, quando era visto como um espaço separado.

Hoje é ponto de encontro e espaço de lazer. Cozinhar é, hoje, um prazer e não se apresenta como a penosa obrigação que era no passado. Experimentar novas receitas, combinar ingredientes, saborear temperos, tudo isto faz parte da nova vivência na cozinha, de preferência à volta da mesa com a família e amigos.

A influência da cultura foodie, os programas sobre culinária na televisão, os livros, os vídeos e os artigos espalhados pela grande rede, tudo isto contribuiu para um reanimar da cozinha como espaço central numa casa. A verdade é que a gastronomia está em alta e são cada vez mais as pessoas que se apaixonaram pelo ato de cozinhar e partilhar os seus pratos.

Jantares e convívios entre amigos merecem – claro – uma cozinha bem planeada. Um espaço prático, bonito e confortável, tanto para os chefs como para os convidados. Isso tem levado muita gente a procurar mudar a sua cozinha ou mesmo uma cozinha nova – cozinhas por medida e cozinhas de luxo.

Cozinhas modernas com ilhas também passaram a ser vistas como uma opção válida para reunir a família em torno do ato de cozinhar. Um projeto para a cozinha passou, assim, a fazer parte dos projetos de família. É no entendimento dessa realidade que a Leiken se especializou, desenhando o projeto de cozinha à medida e em torno do estudo das dinâmicas familiares. Porque cada caso é uma casa.

Cozinhas por medida: como distribuir o espaço

Numa cozinha de luxo, ou em cozinhas por medida, isto é, em qualquer projeto de cozinha, uma das características mais importantes é o sentido prático. É preciso aproveitar o espaço, distribuindo bem os móveis e eletrodomésticos, promovendo a organização do espaço em torno do mais importante dos fatores: as pessoas. Seja um apartamento ou uma casa de campo, todos os modelos de cozinhas devem contemplar e valorizar este aspeto.

Projeto de cozinha: quais os fatores a ter em conta

Em qualquer projeto de cozinha – cozinhas por medida e cozinhas de luxo – há fatores importantes para tornar o ambiente da cozinha agradável. Não basta pensar em cozinhas modernas com ilhas, há mais e nem tudo é óbvio. Vejamos 5 aspetos a ter em conta.

1. Cozinhas por medida: otimização do espaço

É preciso perceber quais as necessidades de cada cozinha para poder otimizar o espaço disponível;

2. Organização é a chave num projeto de cozinha

Ter a cozinha bem organizada é meio-caminho andado para que esta funcione bem como espaço de partilha e dinâmica familiar. Tenha um armário para guardar todos os utensílios que usa para cozinhar. Idealmente, deve escolher eletrodomésticos com mais do que uma função.

3. Boas energias em cozinhas de luxo

Escolher móveis que transmitam conforto é importante para que todos na família se sintam em casa na cozinha. Também ter uma planta também dará um tom interessante ao seu projeto de cozinha. Pode ainda pesquisar sobre a arte chinesa de Feng Shui, na qual a cozinha representa o elemento fogo;

4. Projeto de cozinha: a escolha do piso

Nas cozinhas por medida por vezes esquece-se o mais básico. Perdidos nas maravilhas dos projetos de cozinha e das cozinhas de luxo, é preciso lembrar outro aspeto importante: o piso. Convém que este seja fácil de limpar para evitar o stress que é sempre escolher o candidato à limpeza na família;

5. Cozinhas de luxo, sim. Sustentáveis, também

Para além de toques de contemporaneidade como são cozinhas modernas com ilhas, pequenos detalhes fazem a diferença. Atualmente, as famílias dão cada vez mais importância à sustentabilidade. Assim, não só se ajuda o planeta e poupa dinheiro, como também se educam as gerações vindouras. Uma cozinha por medidas, ou um projeto de cozinha, deve ter em conta o fator sustentabilidade. Deve-se ponderar, por exemplo, o uso de lâmpadas LED e o reaproveitamento da água. Também os móveis e os eletrodomésticos podem – devem – ser escolhidos em função deste fator.

De cozinhas modernas com ilhas a cozinhas de luxo com outras configurações, estas têm vindo a reclamar um espaço central nas casas e na vida dentro das casas. As famílias e os amigos estão cada vez mais juntos à mesa, unidos pelos sabores da gastronomia e pelo gosto de cozinhar. Estas são boas notícias. Bom apetite!

Publicidade, Serviços & Donativos

 

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial