Covid-19: Santa Maria da Feira prepara espaços de acolhimento de idosos doentes

2719
Visita da Câmara da Feira a lar para idosos doentes.
Comercio 780

A Câmara da Feira apoiou a criação de mais um espaço na freguesia em São João de Ver para receber idosos do concelho infetados pelo Covid-19.

Uma comitiva chefiada pelo líder da edilidade, Emídio Sousa, visiou hoje a ‘Casa Ozanam’ que está a ser adaptada para receber 32 idosos de lares ou de outras instituições doentes, “separando-os dos restantes utentes, por forma a reduzir a propagação deste vírus.”

Em comunicado, a autarquia adianta que está a preparar várias respostas direcionadas para a população idosa do concelho, “tentando, desta forma, minimizar, dentro do possível, os efeitos nefastos” neste grupo de risco.

A ‘Casa Ozanam’ e o espaço onde funcionou o lar tesidencial de Santa Maria de Lamas, com 30 camas, são para os espaços já preparados para acolher os idosos que se encontram em lares e que estejam infetados.

O Inatel, em Santa Maria da Feira, com uma capacidade de resposta para 140 idosos, bem como vários hotéis “estão igualmente de prontidão para receber idosos das IPSS que não tenham contraído a Covid-19”.

O concelho tem cerca de 2.000 utentes de IPSS em valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, aos quais acrescem ainda os utentes das Unidades de Cuidados Continuados ou CERCI.

Ainda no apoio aos idosos dos lares, estão a ser preparadas equipas de retaguarda na eventualidade dos funcionários serem infetados.

“Para a população idosa que se encontra nas suas casas, a Câmara Municipal tem centrado as suas respostas no combate ao isolamento e na disponibilização de diferentes ferramentas que colmatem necessidades essenciais, como alimentação, medicamentos, entre outros bens”, refere a nota de imprensa.

Neste âmbito, foram já disponibilizadas duas linhas de apoio – Linha de Apoio Psicológico e Linha de Apoio Social, e implementado o projeto Farol.

Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quinta-feira, Santa Maria da Feira é o concelho do norte do distrito com mais casos de infetados (174) e cinco óbitos a lamentar (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780