Covid-19: Curva de novos infetados em Ovar começa a ficar “achatada e com tendência decrescente”

6396
Arena Dolce Vita.
Comercio 780

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 trouxe este sábado “boas notícias” em Ovar, anunciou o presidente da Câmara local.

Após “mais de 1.200 testes feitos” a pessoas com suspeitas do coronavírus, correspondente a 2.1 % da população, mais do que no país, que é de 0.7%, tornou-se possível “tirar algumas conclusões baseadas em números reais, não em projeções”, referiu Salvador Malheiro no seu habitual balanço diário.

“É importante que todos saibam que a nossa curva de novos casos de infetados confirmasdos, para além de começar a ficar achatada, já tem uma tendência decrescente, o que é uma excelente notícia”, declarou o edil.

Este sábado, ao princípio da noite, a autarquia vareira fazia referência a 16 óbitos, sem alterações em relação ao seu registo do dia anterior. Já o número de infetados apontados era de 388 (mais 24).

Sobre o hospital de campanha instalado na Arena Dolce Vita, tudo se conjuga para que possa começar a acolher doentes “no início da próxima semana”, estando o Governo convidado a fazer-se representar. Os equipamentos e corpo médico “estão a chegar”, existindo uma a direção clínica a organizar os preparativos. A edilidade assumiu a aquisição de 28 camas articuladas e ainda 13 monitores. O hospital de campanha deverá servir para acolher idosos do lar da Misericórdia local que estão infetados e a necessitar de cuidados médicos.

A Câmara de Ovar difundiu, entretanto, um esclarecimento sobre a resolução do Conselho de Ministros que ditou a prorrogação do estado de calamidade e, consequentemente da ‘cerca sanitária’, clarificando algumas condições, nomeadamente quanto à laboração de indústrias e circulação de bens das mesmas (ler mais informação).

Na área do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS), o ponto de situação do final da tarde fazia registo a 38 óbitos (mais 3 do que no dia anterior). O número de infetados seria de 824 (mais 42), sendo 75 profissionais de saúde.

A nível distrital, o número de óbitos será de 42 óbitos (1.300 pessoas infetadas).

Em Estarreja, o líder da edilidade, Diamantino Sabina, informou que durante este fim-de-semana realizam-se testes no lar de idosos do Centro Paroquial de Santa Marinha, em Avanca, onde uma funcionária administrativa acusou infeção pelo novo coronavírus.

“Não há testes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas não há tempo a perder. A Câmara Municipal de Estarreja assume o pagamento dos testes, tal como já tinha feito anteriormente no Lar da Associação Vida Nova, de Pardilhó”, informou o autarca, queixando-se das respostas do mercado, que “são a conta-gotas”.

No lar de Pardilhó faleceu uma utente devido a Covid-19. Estarreja registou, até agora, dois óbitos.

Artigo relacionado

Covid-19: 32 utentes do lar da Misericórdia de Ovar infetados / Mortes no concelho de Aveiro atingem a dezena

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780