Covid-19: Estarreja insiste em aceder a informação por freguesia

1539
Câmara de Estarreja.

O município de Estarreja insiste que deve continuar a ter acesso aos dados da pandemia do Covid-19 por freguesias.

A autoridade local de saúde deixou, esta semana, de remeter o ponto de situação em causa, remetendo para o boletim diário emitido pela Proteção Civil Distrital, que informa sobre “o número global de casos totais e de óbitos, sem especificação detalhada por freguesias”.

“Não ficámos de braços cruzados. Contestámos e estamos a encetar todos os esforços no sentido de reverter a situação e restabelecer o conteúdo informativo. Aguardamos que as autoridades de saúde se pronunciem”, refere a edilidade no ponto de situação de ontem relativo ao Covid-19 no concelho, considerando que tem “a obrigação” de continuar a ter postura de “total transparência e partilha de informação”.

O concelho registava, segundo dados do Agrupamento de Centros de Saúde (ACes) do Baixo Vouga, até ontem à tarde, 89 infetados e 9 óbitos.

“Para aqueles que nos comparam com Ovar, é nosso dever esclarecer que no concelho vizinho a situação é, e sempre foi, diferente pelo nível elevado e grave de infeções (única situação do país em que o Governo decretou o excecional estado de calamidade com regras específicas) e que felizmente, até à data, não passou as fronteiras municipais”, refere a Câmara estarrejense.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) adiantou, entretanto, que “não se trata de novas orientações” de comunicação de casos Covid-19.

“O procedimento normal, praticado diariamente, é o da transmissão de informação, neste caso por parte da Unidade de Saúde Pública do ACeS do Baixo Vouga, à Autoridade Distrital de Proteção Civil, que se encarrega, posteriormente, de divulgar pelos responsáveis dos onze concelhos da Região de Aveiro. Este procedimento mantém-se”, lê-se num esclarecimento do gabinete de relações públicas mantendo sem resposta a ausência de dados por freguesia nas comunicações.

Artigo relacionado

Autarquias voltam a ficar sem informação da progressão do Covid-19 nas suas localidades

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780