Covid-19 / Aveiro: Realizados os primeiros 100 testes para despistar pessoas com sintomas

3824
Centro de Saúde de Aveiro.

Um dia depois do prazo que estava previsto, entrou em atividade a unidade Covid-19 do Centro de Saúde de Aveiro (CSA) para a realização de testes de despistagem.

A recolha de amostras, como tem sido normal em outras unidades, obedece a marcação prévia por parte da autoridade de saúde.

Os utentes, em Aveiro, também podem realizar os testes vindos de automóvel, sem necessidade de sair (drive truh).

A unidade móvel Covid-19 tem ainda tendas de campanha para atendimento clínico de doentes ou pessoas com sintomatologia, o que obedece igualmente a convocatória dos serviços de saúde.

No primeiro dia estavam disponíveis cerca de 100 kit’s de testes adquiridos pela autarquia local, que também garantiu equipamentos de proteção individual.

Estão criadas duas equipas para recolher amostras (capacidade para 20 testes por hora).

O Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga está a aguardar a distribuição nacional de testes que têm vindo a ser encomendados pelo Governo.

Está previsto, localmente, que além do hospital de Aveiro, as amostras possam ser analisadas por um laboratório da Universidade de Aveiro.

Ílhavo e Vagos já têm as suas unidades Covid-19. Esta quarta-feira será a vez de Albergaria-a-Velha entrar em atividade.

Ao final da tarde desta  terça-feira, a autoridade de saúde do ACeS do Baixo Vouga tinha confirmados 76 casos de pessoas infetadas no concelho de Aveiro, o segundo mais afetado da região, cinco dos quais faleceram.

À margem da unidade Covid-19, decorreu neste início de semana outra intervenção, no no lar da Misericórdia de Aveiro (três óbitos confirmados), articulada com a Segurança Social e INEM para testar utentes e pessoal de apoio.

No total, estavam referenciados, ao final da tarde, nos 11 concelhos do ACeS 27 óbitos (14 dos quais em Ovar) (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Artigo relacionado

Covid-19: Testes começam a ser feitos no Centro de Saúde de Aveiro segunda-feira

Publicidade, Serviços & Donativos