Covid-19 / Aveiro: Constrangimentos na recolha de lixo e limpeza urbana

1575
Limpeza urbana, Aveiro.

O risco de propagação do Coronavírus / Covid19 pela circulação dos resíduos e o aumento da capacidade de lavar contentores e desinfetar espaços públicos, são realidade que temos de gerir com a tomada de mais medidas a este nível.

Nesse âmbito, a partir de hoje, dia 21 de março, por medida de precaução, a Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico da ERSUC, situada em Eirol, encontra-se encerrada, seguindo as orientações e recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente, pelo que todos os resíduos indiferenciados, resíduos de monos (objetos domésticos fora de uso) e resíduos verdes recolhidos pela Veolia Portugal, vão ser depositados diretamente no aterro sanitário.

Assim sendo, suspendemos a partir de hoje 21MAR20 e até novo aviso, o serviço de recolha de monos e de resíduos verdes porta-a-porta, que funciona por agendamento prévio. Solicitamos aos Munícipes que pretendiam recorrer a este serviço, que retenham estes resíduos na sua habitação / instalações até que este serviço se restabeleça e que não os abandonem na via pública.

Os recursos humanos e técnicos da Veolia que ficam disponíveis pela desativação deste serviço, vão reforçar as equipas e aumentar a capacidade de lavar contentores (estamos a aumentar o número de lavagens e a aplicar um spray antiviral) e de desinfetar os espaços públicos.

Apelamos a todos os Munícipes que façam um esforço extra na correta separação e deposição dos resíduos (vidro, plástico/metal, papel, óleo alimentar usado, roupa e calçado usados) nos ecopontos e contentores disponíveis pelo Município de Aveiro. A recolha porta-a-porta destes resíduos pela ERSUC, em comércios e serviços, também está suspensa.

Pode consultar a localização geográfica desses equipamentos acedendo a http://www2.cm-aveiro.pt/SMIGA2011/ (no menu do lado direito do ecrã selecionar o tema Ambiente).

Mais se informa que as bocas dos ecopontos e a sua envolvente estão a ser regularmente desinfetadas pela ERSUC, empresa concessionária da recolha seletiva de resíduos urbanos, operação relevante no combate à propagação do Coronavírus.
A Colaboração de Todos os Cidadãos é muito importante para mantermos a salubridade no nosso Município de Aveiro e fazer bem o combate ao Coronavírus / Convid-19.

Este é o tempo de Todos darmos, ainda Mais, o nosso Contributo!

Neste dia 21 de março, Dia da Árvore e da Floresta, vamos dar também por esta via, uma Ajuda ao Nosso Bom Ambiente (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Município de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos