Covid-19: ACeS do Baixo Vouga dá conta de 80 infetados em lares

3513
Bombeiros de Albergaria-a-Velha.

A autoridade de saúde contabilizava, ao final da tarde desta quinta-feira, de oito dezenas de infetados em lares dos 11 municípios do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, mais três do que ontem, numa altura em que estarão a ‘acelerar’ os testes de despistagem nestes equipamentos sociais na região.

No ponto de situação estavam dados como confirmados 1051 infetados pelo Covid-19 (mais 20), dos quais 88 profissionais de saúde (mais 7).

Os concelhos de Ovar (504 casos) e Aveiro (221) surgem destacados no topo das infeções confirmadas.

2454 pessoas estavam sob vigilância ativa (mais de 6600 contatos) na região.

17 pessoas foram dadas como recuperadas da doença.

O número de óbitos subiu para 58 óbitos no ACeS do Baixo Vouga (mais 2).

No relatório, Aveiro, com 18 casos (mais dois) ultrapassa Ovar, que permanece com 17 mortes. A autarquia vareira, no seu balanço, informou 19 casos mortais.

Albergaria-a-Velha (7), Ílhavo (7), Estarreja (5), Murtosa (1), Vagos (1), Sever do Vouga (1) e Oliveira do Bairro (1) completam a lista oficial.

Em Ílhavo foi, no entanto, noticiado, o sétimo óbito no lar de S. José, de uma utente nonagenária. Será, assim, o oitavo caso mortal no concelho, ainda sem referência nos dados oficiais do final da tarde.

No norte do distrito, Arouca somou o segundo caso mortal. Feira (6), Oliveira de Azeméis (3) e Vale de Cambra (2) e S. João da Madeira (1) completam a lista de vítimas divulgadas publicamente.

A deputada do PSD na Assembleia da República Helga Correia, que tem residência em Oliveira de Azeméis, defendeu “a divulgação criteriosa do número de óbitos por Covid-19” naquele concelho, “à semelhança do que vem acontecendo em municípios vizinhos”.

Num e-mail esta quarta-feira dirigido à diretora-geral de Saúde, a parlamentar social democrata “lamenta a desconfiança sentida entre os cidadãos, em função da falta de uma informação credível”, uma vez que o município local alega não receber do delegado de saúde concelhio dados sobre os óbitos.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

* ACeS do Baixo Vouga: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Publicidade, Serviços & Donativos