Construção e renovação de imóveis: Fatores a ter em conta antes de avançar e dicas para a hora de fazer

564
Canal central, Aveiro (Foto partilhada por José Dinis no seu Facebook).
Dreamweb 728×90 – Video I

Sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que é formada por 11 concelhos, Aveiro foi uma das ‘estrelas’ dos Censos de 2021, conhecendo um crescimento populacional em contraciclo a muitas outras localidades.

A ‘cidade dos canais’, com os seus 81 mil habitantes, viu a população residente aumentar 3,2% na década de 2001 a 2021 (mais 2.528 pessoas), tendência que se estará a manter desde então, a que não será alheia a capacidade de fixação da sua universidade. Aveiro é uma das capitais de distrito da região Centro que mais cresceu em população, pois segundo o INE, apenas 13 dos 100 municípios desta região ganharam população, ainda que sempre abaixo dos 5%, e quase todos se encontram localizados na faixa litoral

A grande recetividade por parte do mercado da construção (com algumas zonas localizadas de expansão mais intensas, nos limites da cidade) e da reabilitação tem dado ânimo para muitas atividades económicas associadas ao sector imobiliário, muito pressionado também para dar respostas habitacionais. A BluePeak ajuda-o a despertar para todo o potencial da sua casa  enquanto parceira na construção e remodelação de imóveis.

Intervenções no espaço público impulsionam investimento privado

O efeito multiplicador de alguns investimentos no espaço público de Aveiro é bem patente. Um dos exemplos foi a renovação da emblemática Avenida Lourenço Peixinho (4 milhões de euros), principal artéria citadina, provocando o aparecimento de uma ‘onda’ de empreendimentos privados, de vários milhões de euros, que estão a dar ‘vida nova’ a prédios antigos para fins de habitacionais (residências e alojamentos turísticos) e de serviços

A anunciada requalificação do espaço público na envolvente do bairro histórico da Beira Mar, a zona mais antiga da cidade, com o seu casario típico, será uma nova frente de oportunidades para quem pretenda restaurar ou reconstruir. Será intervencionada, para criação de novas infraestuturas urbanas, uma área alargada com ligação a zonas recém renovadas (Rossio e ‘pontes’) e ao Canal de S. Roque. Na hora da remodelação de casas, impõe-se o apoio de especialistas.

Quem ‘anda no terreno’ sente que a reabilitação ainda vai continuar a ser das atividades imobiliárias com maior procura dos proprietários, apesar do avanço feito na últimas duas décadas. Surgem “muitos desafios de reabilitação em que é necessário aproveitar o que já existia, acautelando as implicações estruturais ou as condicionantes de espaço”, relata Luís Gomes, um projetista de especialidades conhecedor das especificidades de intervir nos becos e ruelas da cidade.

5 factores a considerar antes de iniciar projetos de remodelação

Já quando a obra fica pronta e chega a hora de decorar e mobilar interiores, Alzira Martins tem recebido a confiança de muita gente em Aveiro, sobretudo quem a conhece por força de três décadas em atividade nestes ramos. “Primeiro vou conhecer o espaço, depois levo artigos e o cliente faz a sua opção” explica a decoradora, que procura ir sempre ao encontro do gosto do cliente, mas não sem deixar de dar as suas sugestões “para evitar algumas ideias feitas que acabam por ser prejudiciais”.

Os restauros “deram muito trabalho nos últimos anos”, enquanto quem passou a ter encargos bancários ‘mais pesados’ com habitação própria passou a ter mais cuidado nos gastos, incluindo no pós obras em casa. Já a ‘vaga’ de estrangeiros com capacidade financeira que compram casa e emigrantes que regressam e precisam de renovar habitação são “outro tipo de clientela, mais disponível”.

5 dicas para um remodelar a casa e criar um ambiente saudável

Sobre a BluePeak

A BluePeak insere-se no mercado de construção e renovação em Portugal, com soluções personalizadas e de excelência para os seus clientes nos 18 distritos (continuar para apresentação).

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780