Consórcio cria tecnologia para distribuir 5G através de mobiliário urbano

1405
Ponte dos Botirões, Aveiro ("Ponte do laço").
Dreamweb 728×90 – Video I

A empresa Ubiwhere está a organizar o evento final do projeto de telecomunicações avançadas SNOB-5G, que terá lugar nas suas instalações, em Aveiro, no próximo dia 25 de julho.

O SNOB-5G é “uma inovadora e robusta solução inteligente para ligações backhaul sem fios entre unidades 5G, sendo o backhaul a estrutura da rede responsável por estabelecer a ligação entre o núcleo da rede e as unidades de distribuição.”

“O principal foco desta iniciativa é centrado na apresentação dos objetivos e resultados científicos do projeto”, adianta um comunicado.

O projeto SNOB-5G foi desenvolvido ao abrigo do programa Portugal2020, e contou com a colaboração de um consórcio internacional de destaque liderado pela Ubiwhere com a participação do Laboratório de Investigação de Eletrónica do MIT (Cambridge, Massachusetts), Instituto de Telecomunicações (Aveiro) e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

A inovação do equipamento desenvolvido “possibilita às cidades tirar partido de elementos de mobiliário urbano (como postes de iluminação, bancos, paragens de autocarro, etc.) para distribuir rede banda-larga 5G e estabelecer serviços inovadores, como sistemas de transporte inteligentes e comunicação veicular para carros autónomos, promovendo assim a criação de um novo modelo de negócio que alavanca a integração das cidades no mercado da rede 5G.”

Com o SNOB-5G, explica ainda a Ubiwhere, “pretende-se que as telecomunicações deixem de depender da disponibilidade da fibra ótica, ao serem substituídas por um sistema de rede totalmente autónomo e apto para funcionar num sistema preparado para conectar-se de imediato às redes disponíveis quando uma ligação sem fios específica não providencia o desempenho requerido pelo serviço ou por qualquer outra razão desconhecida”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780