Conhecidos os vencedores do ‘Programa de Apoio à Cultura’ de Oliveira do Bairro

915
Quartel das Artes, Oliveira do Bairro.

A Câmara de Oliveira do Bairro divulgou os vencedores do ‘Programa de Apoio à Cultura’, que vão receber cerca de 17 mil euros.

“Tributo a Paião, Cid e Afonso”, proposto por Vasco Miranda (3.580 euros), “Vas Figuli Piano”, de Mariana Miguel (11.000 euros) e “Gravação e edição de disco comemorativo do 60.º aniversário de carreira” do grupo Amadeu Mota (2.500 euros) são as propostas vencedoras.

A autarquia avaliou sete candidaturas tendo em conta o valor artístico, a viabilidade económica e a ligação do projeto ao concelho / comunidade.

O programa teve como principal objetivo “apoiar os profissionais da cultura residentes no nosso Concelho que, nestes tempos difíceis de pandemia, viram a sua fonte de rendimento, especialmente a que advinha dos espetáculos, ser praticamente reduzida a zero”, lembra, citada em nota de imprensa, a vereadora da Cultura Lília Ana Águas.

A edilidade levou em conta, ainda, a promoção da vertente pedagógica e educativa de projetos culturais, desenvolvimento de ações para captar novos públicos, promoção da organização colaborativa e valorização dos recursos locais com a “alavancagem” da economia do Concelho, através do uso da criatividade como fator de diferenciação.

O ‘Programa de Apoio à Cultura’ foi lançado em julho deste ano, com um valor disponível de 20 mil euros, para ajudar a concretizar projetos culturais no Concelho, nas áreas das artes visuais, artes performativas (música, teatro e dança), artesanato, literatura, património, cinema e audiovisual.

Estava aberto a pessoas coletivas, ou singulares, que não se encontrassem abrangidas pelas medidas previstas no ‘Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município’, nem por quaisquer outros protocolos de âmbito cultural.

O júri do programa foi constituído por Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, Cristina Calvo, Chefe de Divisão da área da Cultura, e Tiago Matias, Diretor do Quartel das Artes.

Publicidade, Serviços & Donativos