Conhecidos os finalistas do 1º ‘Aveiro Tech City Challenges’

938
Aveiro Tech Week 2021.

A Câmara de Aveiro revelou hoje os finalistas da primeira edição do ‘Aveiro Tech City Challenges’, um concurso criado “para dar oportunidade a startups, scaleups e centros de I&D de desenvolver e testar soluções e produtos inovadores, em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas (IoT)”.

O júri selecionou seis projetos para a fase final, sendo três na categoria ‘desafios urbanos: Parkware (Aveiro), Trigger Systems (Fundão) e Scubic – Smart Software (Aveiro).

Parkware: Gestão de acessos e pagamentos nas feiras municipais;
Trigger Systems: Gestão eficiente de consumos de água em jardins;
Scubic: Monitorização da eficiência energética de edifícios públicos.

Os restantes foram escolhidos no âmbito do projeto ‘Aveiro Tech City Living Lab’: Nevaro e ZoomGuide, ambas de promotores de Aveiro, e a DeepNeuronic, que é oriunda da Covilhã.

A autarquia tem destinado para o concurso prémios no valor de 20.000€ para cada um dos seis finalistas (total de 120.000 euros).

A primeira edição recebeu mais de 40 candidaturas provenientes de dez países, Portugal, México, Reino Unido, Espanha, Canadá, Turquia, Tunísia, Itália, Tanzânia e Estados Unidos da América. O júri apurou 25 projetos para o ‘Aveiro Tech City Pitch’, que teve lugar em modelo híbrido no Parque de Exposições de Aveiro.

Nas categorias relativas ao ‘Aveiro Tech City Living Lab’, que desafiou startups, scaleups e Centros de I&D a tirar partido da infraestrutura existente em Aveiro (rede 5G operacional no centro urbano da cidade) chegaram à final a Nevaro (solução digital vocacionada para a saúde mental dos utilizadores), a Zoomguide (aplicação para dispositivos móveis que apoie o cidadão com limitações visuais a circular em espaços museológicos) e a DeepNeuronic (projeto de inteligência artificial responsável pela deteção automática de padrões de violência em espaço público).

De junho a outubro, os finalistas estarão a desenvolver e a testar as suas ideias-projetos. A demonstração e o pitch final estão previstos para a Aveiro Tech Week 2022, em outubro.

O ‘Aveiro Tech City Challenges’ é promovido pela Câmara, em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações, o PCI – Creative Science Park – Aveiro Region, o Cluster Nacional TICE.PT e a Universidade de Aveiro, através da iniciativa ‘Aveiro Tech City’. Propõe-se atrair projetos inovadores e disruptivos, com a implementação de uma estratégia de criação, atração e retenção de talento na Região.

Plataforma UBBU apoia 1º Ciclo do Ensino Básico

A Câmara de Aveiro lançou a Plataforma UBBU, de iniciativa nacional, no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa de “Educação STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática” que integra a estratégia da iniciativa “Aveiro Tech City”. Um conjunto de conteúdos dedicados ao município de Aveiro “que pretendem dar a conhecer aos alunos a cultura e a história do município e, em simultâneo, estimular o pensamento computacional, o raciocínio lógico e matemático e o domínio saudável das novas tecnologias. ”

A UBBU assume-se como “uma ferramenta que reforça os diversos serviços Educativos da Câmara, disponibilizando conteúdos acessíveis a todos os docentes e utilizadores que ali encontram um conjunto variado de exercícios e a possibilidade de agendar visitas aos diversos pontos de interesse, em contexto escolar ou em família.” Foram desenvolvidos novos conteúdos para seis localizações concretas da cidade, nomeadamente para a Biblioteca Municipal, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o Museu de Aveiro/ Santa Joana, o Museu Arte Nova e o Museu da Cidade de Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.