Concursos de ideias fomentam empreendedorismo em S. J. da Madeira e Alb.-A-Velha

1262
Concurso de ideias de São João da Madeira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Mais de 300 alunos e alunas das escolas de S. João da Madeira participaram na segunda edição do concurso de ideias da iniciativa Atègina, centrada da promoção da redução, reutilização, recuperação e reciclagem, de forma a alargar o ciclo de vida dos produtos e a preservar o ambiente.

A Sanjotec recebeu a sessão de apresentação dos projetos finalistas da fase regional da segunda edição do Concurso de Ideias Atégina, que chegou a todos os Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e ao Centro de Educação Integral (CEI(, promovendo a chamada economia circular, baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem, alargando do ciclo de vida dos produtos e preservando o ambiente.

O programa de capacitação, que decorreu de janeiro a abril, deu origem a um total de 68 ideias de negócio no âmbito da economia circular, desenvolvidas ao longo das várias sessões de trabalho junto da comunidade escolar (do 9º ao 12º ano).

Neste mês de maio, realizou-se a apresentação dos 15 projetos finalistas selecionados, com o 1.º prémio a distinguir a ideia “Minuto Circular”, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior. Na segunda posição, ficou “SP SAVE”, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e, em terceiro, “TECHCYCLE”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

Procedeu-se ainda à entrega de prémios da fase nacional da 1.ª edição deste concurso de ideias, que decorreu em 2022, sendo que, na categoria relativa ao ensino secundário, a proposta vencedora foi desenvolvida pelas alunas Luana Araújo dos Santos e Paula Daniela da silva Pereira, da Escola Serafim Leite, de S. João da Madeira, com o projeto “Build a home to the pets”, que teve o apoio das professoras Isabel Valente e Anabela Costa.

Na categoria dirigida a estudantes do ensino superior, o 1.º prémio na 1.ª edição do concurso de ideias Atégina foi entregue a Estevan Versolato, José Lemos e Marcelo Sequeira, com o projeto “WineLees”.

O Atégina é uma das atividades do projeto Startup Zero – com financiamento Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu –, desenvolvido por um consórcio formado por entidades ligadas à área tecnológica, do qual faz parte a Sanjotec, parque de ciência e tecnologia resultante da iniciativa estratégica do Município de S. João da Madeira.

Concurso de ideias “Faz o Teu Futuro” entrega prémios em Albergaria-A-Velha

Concurso de ideias, Albergaria-A-Velha.

“Mental Force”, uma plataforma online de saúde mental para o público escolar, que permite o anonimato de quem solicita apoio, venceu a 9.ª edição do cConcurso de ideias “Faz o Teu Futuro” promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha. O projeto foi desenvolvido por Rodrigo Pereira e orientado pelo professor Hugo Carvalho. Em 2.º lugar ficou “Inspire Your Ideas”, uma rede social para a partilha de ideias e projetos, desenvolvida por António Tolstykh, sob orientação da professora Cristina Vides, e em 3.º lugar, “Car Wheelchair”, uma cadeira de rodas feita de materiais reciclados, apresentada por Nair Rumor, Ana Beatriz Soares e Diana Oliveira, orientadas pela professora Helena Baltazar.

O concurso de ideias dirigido ao Ensino Secundário e Profissional contou com a participação de 14 turmas e 16 professores, totalizando 243 estudantes. Os alunos foram desafiados a identificar uma necessidade do território, a gerar uma ideia inovadora e a desenvolver um modelo de negócio. Para a final, foram selecionados 11 projetos, tendo estado em palco 28 estudantes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e Colégio de Albergaria.

Os prémios para cada elemento das equipas vencedoras são vouchers para utilizar em compras em lojas locais de informática e eletrónica nos valores de 150 euros (1.º prémio), 100 euros (2.º prémio) e 50 euros (3.º prémio).

Rodrigo Pereira, com o seu projeto “Mental Force”, vai representar Albergaria-a-Velha no Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo da Região de Aveiro, que decorre, amanhã, dia 24, em Ovar.

Catarina Mendes, Vereadora da Educação, salientou que o mais importante não é a competição; o relevante é a partilha de ideias e de aprendizagens, que muitas vezes não vêm no programa curricular, mas que são úteis para toda a vida.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.