Comprimir vídeos: torne os arquivos mais leves sem esforço

635
Imagem de Freepik.
Comercio 780

Para quem adora produzir e partilhar arquivos audiovisuais, saber como comprimir vídeos é essencial para preservar espaço de armazenamento e para trabalhar com arquivos mais leves.

Imagine só: está a dar um passeio para observar e filmar os belos edifícios Art Nouveau de Aveiro.

No momento de partilhar os vídeos com os seus amigos percebeu que eles são muito grandes ou incompatíveis com os dispositivos. E agora, o que fazer?

A praticidade e facilidade de poder registar todos os momentos em vídeo, faz com que as pessoas produzam uma grande quantidade de arquivos.

Embora essa seja uma prática comum e bastante válida, os conteúdos audiovisuais ocupam muito espaço do armazenamento interno dos dispositivos.

E isso tende a piorar. Acontece que os recursos estão cada vez mais profissionais – o que é ótimo, mas faz com que os vídeos sejam cada vez maiores.

A boa notícia é que, usando as ferramentas corretas, fica muito fácil e rápido comprimir vídeos.

Por quê comprimir vídeos?

Mesmo que não pareça, a necessidade de comprimir vídeos ocorre por diversos motivos. Atualmente, um dos principais fatores é fazer com que o conteúdo possa ser publicado corretamente em diferentes plataformas.

Uma grande percentagem de pessoas que utilizam a internet, possui conta numa rede social. Ou, em mais do que uma.

No entanto, essas plataformas não suportam ou aceitam o mesmo formato de media. Independentemente de pertencerem ao mesmo conglomerado tecnológico.

Essa variação acarreta em problemas de compatibilidade. Ou seja, a impossibilidade de publicar ou compartilhar arquivos por causa do seu formato.

Outro ponto é que muitos vídeos são produzidos em 4K. E, isso é excelente do ponto de vista da qualidade de imagem.

Contudo, arquivos nesta resolução são formados por vários gigabytes, resultando em arquivos pesados. Esse fator não só dificulta o compartilhamento, mas o trabalho, já que são difíceis de serem processados.

Também pode acontecer do editor de vídeo usado não suportar o arquivo específico.

Provavelmente já entendeu a importância de comprimir arquivos preservando a qualidade dos arquivos. Por isso, não é aconselhável usar qualquer tipo de programa ou ferramenta.

É verdade que a grande maioria dos programas é capaz de converter e reduzir o tamanho dos arquivos. Infelizmente, o resultado final pode ser a transformação do seu material num vídeo pixelizado e nada agradável ao olhar.

Portanto, precisa de recorrer ao melhor programa para comprimir vídeos. Convidamo-lo a conhecer o CapCut Online.

CapCut Online: o programa certo para comprimir vídeos

Para definir qual é a melhor ferramenta para comprimir vídeo, é preciso considerar uma série de questões.

Entre elas, a compressão deve acontecer de forma rápida; a ferramenta deve ser amigável ao utilizador; manter a qualidade do vídeo; ser acessível; entre outros.

O CapCut Online é uma solução simples, não exige avançados conhecimentos de edição, e os resultados obtidos são mais do que satisfatórios.

Suportando arquivos de FLV, MPEG, WMV, 3GP, entre outros, em poucos cliques o utilizador tem um arquivo menor, facilmente compartilhado ou armazenado.

Todos os arquivos adicionados no CapCut Online podem ser exportados em MOV ou MP4. Esses são os formatos mais aceites atualmente.

Quem possui uma conta tem acesso a recursos robustos que auxiliam na exteriorização da sua criatividade.

Em poucos cliques, efeitos visuais e transições são acrescentados para criar harmonia aos seus registos da Praia da Costa Nova.

Os modelos prontos disponibilizados pelo CapCut Online permitem a criação de vlogs de viagens e outros conteúdos com rapidez e maestria.

Tudo que o utilizador precisa é de escolher um modelo e incluir os arquivos catalogados.

Além dos recursos integrados, filtros e sobreposições de textos, aproveite a Inteligência Artificial para aperfeiçoar as imagens do famoso e colorido vilarejo de Aveiro.

A IA do CapCut Online é capaz de remover planos de fundo, amplificar ou redimensionar, aumentar a resolução e proporção, estabilizar,fazer montagem de fotos, destacar momentos específicos e muito mais.

Arquivos mais leves sem esforço

Para comprimir os arquivos, libertar espaço e ainda melhorar o alcance dos vídeos, a primeira coisa afazer é criar uma conta no CapCut Online. É muito simples e rápido – como tudo que a ferramenta se propõe a proporcionar.

Aceda ao site, pressione em “Crie uma conta gratuitamente” no centro do ecrã, ou em “Criar conta” no canto superior direito.

Acrescente os seus dados como e-mail e senha, e siga as instruções até concluir.

No ecrã inicial do CapCut Online estão apresentados os seus principais recursos, incluindo os modelos prontos para edição.

Clique em “Criar novo” no menu que fica no lado esquerdo do ecrã. Ou, em “Novo vídeo” que está localizado mais ao centro da página.

Como tudo é feito diretamente no navegador, uma nova aba será aberta e poderá escolher a proporção de ecrãpara o seu projeto.

Feito isso, clique no símbolo de “+” no centro da página, ou arraste e carregue os arquivos para acrescentar aqueles que deseja comprimir.

Ao terminar,  procure, no canto esquerdo da tela, a opção “Exportar”.

Caso escolha compartilhar os seus arquivos diretamente nas redes sociais, o CapCut Online converte-os automaticamente na versão mais adequada para a plataforma escolhida.

Mas, para quem ainda não quer compartilhar ou deseja apenas organizar e ter arquivos mais leves, é só clicar em “Baixar”, escolher a resolução, qualidade e o formato.

Para finalizar, e não perder a qualidade, pressione em “Exportar” para que o download do vídeo seja iniciado.

Agora não há mais motivos para ocupar todo o armazenamento com arquivos grandes e pesados.

Crie a sua conta, produza, edite, comprima e partilhe os seus vídeos com facilidade usando uma única ferramenta: o CapCut Online.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Agora não há mais motivos para ocupar todo o armazenamento com arquivos grandes e pesados.

Crie a sua conta, produza, edite, comprima e partilhe os seus vídeos com facilidade usando uma única ferramenta: o CapCut Online.