Aveiro: PS põe em causa mudanças introduzidas no estacionamento citadino

1204
Estacionamento, Aveiro.
Comercio 780

O aumento do tarifário do estacionamento na cidade de Aveiro, recomendado para dissuasão do uso desnecessário do automóvel e de incentivo a transporte alternativo, “vem a destempo porque na prossecução do seu objetivo, que é o da regulação da procura, há uma visão desequilibrada para o lado da penalização da procura, uma vez as medidas complementares do lado da oferta são escassas e de nenhum efeito no modelo de mobilidade dominante, assente no automóvel”.

Artigo relacionado

Aveiro: Estacionamento na cidade reorganizado prevê aumento de preço de 50%

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Uma das críticas apontadas pelo PS às alterações aprovadas pela Câmara que entraram em vigor no início do ano, sem que os “previstos aumentos tímidos na oferta de transporte público” estejam implementados. “Algumas melhorias do espaço público na cidade” devido à redução do estacionamento não permitem, refere o PS, a redução da procura “uma vez que se mantiveram e até aumentaram as viagens de automóvel para o centro”

Já sobre a pretensão de aumentar a rotatividade do estacionamento nas zonas mais centrais da cidade, com um aumento maior de tarifa superior, o PS refere que não foram apresentados dados sobre a procura de estacionamento nas áreas adjacentes, embora “numa perceção de utilizadores” se saibam que “já estão, em grande medida, sobrecarregadas” e decorra “sem criar (novas) alternativas de estacionamento”. O que poderá resultar, anteveem os socialistas, “num aumento de estacionamento abusivo e num aumento da concorrência por estacionamento nas zonas residenciais envolventes ao centro (envolventes à piscina do Sporting, Bairro do Alboi e Baixa de Santo António, Barrocas e lateral à Estação da CP)”.

Para o PS, outro problema é a falta de parques de estacionamento periféricos à cidade, gratuitos ou com tarifas atraentes, “que sustentem a procura de estacionamento de uma parte importante das viagens automóveis”.

Sobre a modalidade de tarifa de pernoita no estacionamento do Rossio (1 euros noite), o comunicado diz que “é desajustada, uma vez que o valor do Cartão de Residente (anual) tem um valor de 16,64€ e, por isso, desproporcional relativamente preço da oferta pública de estacionamento, e apenas uma pobre justificação política da utilidade deste estacionamento para os moradores próximos.”

Ler comunicado completo.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.