Competências dos colaboradores: Condição essencial do sucesso das empresas no turismo

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Turistas, Aveiro.
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As competências emocionais são determinantes para o sucesso das organizações, bem como a comunicação e adaptabilidade às mudanças. O impacto da pandemia covid-19 tem sido um dos maiores desafios para o turismo.

Por Helena Pimentel *

Com a situação pandémica assistiu-se a um decréscimo acentuado do turismo com implicações na situação económica e social. Foram exigidas uma série de medidas e recomendações específicas para o setor. Este contexto de mudanças exigiu das empresas uma maior resiliência e neste cenário, gestores e colaboradores viram-se confrontados com a necessidade de adquirir novas competências.

As competências dos colaboradores são fundamentais para o sucesso de qualquer organização e uma gestão eficaz das mesmas pode potenciar um melhor serviço ao cliente e uma melhor adequação e satisfação dos colaboradores. São os gestores de pessoas os primeiros responsáveis por uma gestão holística, considerando todas as variáveis contextuais, sejam elas económicas, sociais ou outras. A performance das organizações do turismo depende em muito do tipo de gestão dos seus recursos humanos, uma vez que o desempenho dos colaboradores tem impacto na qualidade do serviço e consequente satisfação e fidelização dos seus clientes.

Recrutar e contratar pessoas qualificadas através da formação e especialização adequadas ao desenvolvimento do turismo é fundamental para acrescentar valor. Por outro lado, a retenção dos recursos humanos é um elemento fulcral na satisfação, fidelização e promoção do turismo. A rotatividade dos colaboradores é sempre um fator de instabilidade, pela necessidade de conhecimento do serviço, função, pelo que será sempre aconselhável haver uma preocupação em criar a fidelização dos colaboradores.

Os colaboradores representam uma valorização para qualquer empresa e estão diretamente associados ao seu sucesso. É fundamental que possuam qualificações e motivação necessária para a prestação de serviços de qualidade, uma vez que o turismo e hotelaria beneficia com um serviço de qualidade, o turista fica com uma boa imagem das pessoas, do país e da organização. Não só a qualidade dos alojamentos, mas também a qualidade do serviço prestado é um dos fatores que permitem satisfazer as necessidades e expectativas dos turistas.

A qualificação e competências, tanto técnicas como humanas dos profissionais do turismo é assim um aspeto vital, na medida em que a perceção de qualidade do serviço está intimamente ligada ao colaborador que presta o serviço. Aumentar a proximidade entre academia e organizações do setor, melhorar e incentivar a formação de colaboradores e desenvolver competências fundamentais podem ser algumas das estratégias a implementar no futuro.

* Investigadora e Docente do ISG – Instituto Superior de Gestão. Artigo publicado originalmente no site Publituris.

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