Comissão Europeia distingue projeto inovador em Aveiro

2319
Techdays, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O projeto ‘Aveiro Steamcity’ figura entre as 22 propostas vencedoras do terceiro aviso das ‘Ações Urbanas Inovadoras’, um programa dinamizado pela Comissão Europeia (CE).

A cidade de Aveiro concorreu com uma candidatura no domínio do emprego e competências na economia local, que o presidente da Câmara vai apresentar na abertura do fórum tecnológico Techdays, em Aveiro, esta quinta-feira de manhã. Está  em causa um investimento de quase 4,9 milhões de euros.

Segundo uma nota de imprensa da CE hoje divulgada, o projeto aveirense “ajudará a preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica associada à 5G com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações.”

A União Europeia tem uma dotação de 92 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para financiar “soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.”

O quarto convite à apresentação de propostas disponibilizará 100 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores destinados a proteger e reduzir a vulnerabilidade dos espaços públicos, tal como anunciado no plano de ação de 2017, no âmbito da Agenda Europeia para a Segurança. Serão igualmente financiados projetos digitais, ambientais e de inclusão.