Cinco anos de cadeia com pena suspensa para homem apanhado com 117 quilos de droga

3436
Apreensão de droga na Murtosa.

O Tribunal de Aveiro condenou a cinco anos de prisão, com pena suspensa, um indivíduo residente na Murtosa pelos crimes de tráfico de droga e posse de arma proibida.

A companheira foi absolvida do crime de tráfico de droga, por falta de provas no envolvimento na atividade.

O cúmulo jurídico da pena aplicada ao arguido resultado de quatro anos e oito meses por tráfico e um ano e quatro meses pela posse de arma de fogo proibida.

O coletivo de juízes deixou ‘cair por terra’ o pedido do Ministério Público (MP) para o pagamento de uma quantia que totalizava 122.500 euros por conta de alegados proveitos com a atividade ilícita (plantação e tráfico), que decorria pelo menos desde 2013 a partir da residência dos arguidos.

O processo agora julgado na primeira instância resultou de uma investigação da GNR de Ovar que culminou em fins de agosto de 2017 com a apreensão de produto estupefaciente (entre cannabis e haxixe), totalizando cerca de 117 quilos, quantias em dinheiro (quase cinco mil euros), dois carros, uma estufa e outros artigos (na imagem).

O arguido confessou parcialmente os factos de que era acusado, mas alegando que era para consumo próprio e não para tráfico, tese que o coletivo de juízes não validou.

O tribunal não deu como provado, contudo, que o património à data da detenção tivesse resultado dos rendimentos auferidos pelo tráfico imputado, uma vez que poderia advir do seu “muito intenso trabalho lícito”.

A boa inserção social e profissional foi, de resto, um dos factores que mais pesou na suspensão da pena, ainda que condicionada a regime de prova.

“O tribunal faz um juízo de prognose favorável e confia que o arguido vai prosseguir uma vida lícita, sem retomar a conduta anterior, não desperdiçando esta oportunidade, o que parece ter interiorizado no período em que esteve recluso preventivamente”, referiu a juíza presidente no final.

Artigo relacionado

MP reclama 122.500 euros a casal acusado de tráfico de droga na Murtosa

Publicidade, Serviços & Donativos