Ciclaveiro reconhecida como Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA)

725
Ciclaveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, com sede em Aveiro, anunciou que foi reconhecida pela Agência Portuguesa do Ambiente como Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) com a respetiva inscrição publicada no Diário da República.

A atribuição do estatuto deve-se ao “trabalho em prol da mobilidade urbana em bicicleta como ferramenta de combate às alterações climáticas, promoção da qualidade de vida nas cidades e defesa do direito à saúde e à igualdade no acesso aos modos de deslocação”, refere um comunicado da Ciclaveiro.

A associação sem fins lucrativos “tem como objetivo promover, incentivar e estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte, em especial na região de Aveiro. O projeto nasceu como um movimento cívico em Novembro de 2014 e formalizou-se como associação em 2016.”

A “aproximação à comunidade” é assumida “através de projetos colaborativos, envolvendo cidadãos, instituições, associações e empresas, para a construção de uma mudança de hábitos de mobilidade, procurando contribuir para construção de uma cidade ambiental, social e economicamente mais sustentável e uma comunidade mais coesa e resiliente.”

A associação Ciclaveiro lembra que a região “tem excelentes características naturais, uma dimensão de território favorável e uma forte ligação cultural à bicicleta, que propiciam o recurso a este meio de transporte”.

As iniciativas desenvolvidas localmente tem como públicos prioritários as crianças, o comércio local e a comunidade geral.

A ‘Casa da Bicicleta’, inaugurada no Dia Mundial das Cidades a 31 de outubro de 2020, é a sede da Ciclaveiro e seu espaço físico de encontro e de realização de eventos, bem como de ações de apoio e incentivo à utilização da bicicleta e à cultura que a envolve.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.