CHEDV utilizou técnica cirúrgica inédita em Portugal

1483
Intervenção cirúrgica de ortopedia (CHEDV).
Comercio 780

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) aplicou uma cirurgia na coluna vertebral, que foi realizada no hospital S. Sebastião pela primeira vez em Portugal.

“A nova técnica cirúrgica inovadora da coluna vertebral”, explica um comunicado da unidade hospitalar, “acelera radicalmente a recuperação do doente”.

Realizada em dezembro no Serviço de Ortopedia do CHEDV, “foi a primeira cirurgia endoscópica biportal unilateral (UBE-unilateral biportal endoscopy) no tratamento de hérnias discais lombares, tendo vindo a desenvolver um treino intensivo na nova técnica, estando neste momento já disponível para todos os doentes elegíveis.”

O primeiro doente submetido à cirurgia UBE (endoscópica biportal unilateral) apresentava uma hérnia discal lombar com ciatalgia (irradiação para o membro inferior e parestesias).

“Após a realização da nova técnica cirúrgica o doente sentiu alívio da dor, tendo recebido alta na manhã seguinte”, informa o CHEDV.

Já em 2017, Artur Teixeira, responsável pela Unidade de Cirurgia da Coluna do CHEDV, foi o primeiro noshospitais do SNS a realizar “com sucesso” as primeiras cirurgias endoscópicas a hérnia discais, “num procedimento menos invasivo e mais fácil recuperação”.

Benefícios significativos

Os benefícios da nova cirurgia endoscópica biportal unilateral (UBE) “são significativos, uma vez que o trauma tecidual é muito reduzido e não existe nenhum dano muscular como nas grandes incisões, o que significa que o doente tem mobilidade imediata ao contrário da cirurgia convencional, tendo alta antes das 24 horas após a intervenção e uma rápida recuperação”.

Discurso direto

“O CHEDV mantém-se ao lado do estado da arte neste e noutros procedimentos ortopédicos que continuam a fazer do Serviço de Ortopedia um centro de excelência. Esta nova técnica cirúrgica minimamente invasiva, mas precisa, permitirá resolver de forma mais atempada e sem internamento muitas das situações clínicas que nos ocorrem. Trata-se de um avanço relativamente a outras técnicas endoscópicas uniportais em que os procedimentos não eram tão acessíveis” – António Miranda, diretor do Serviço de Ortopedia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.