CHBV vai ter hospitalização domiciliária

11372
Hospital de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) foi uma das 23 instituições do Serviço Nacional de Saúde que assinou o compromisso para a criação de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária.

Na cerimónia, realizada esta manhã de quarta-feira, onde foi apresentada a estratégia nacional para a Hospitalização Domiciliária, em Lisboa, estiveram presentes o Senhor Ministro da Saúde, Professor Adalberto Campos Fernandes, a Senhora Secretária de Estado da Saúde, Dra. Rosa Valente de Matos e ainda o especialista internacional Carlos Bibiano Guillén, Coordenador do Serviço de Urgência e da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Infanta Leonor, em Madrid. Já o CHBV fez-se representar pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Margarida França, pelo Diretor Clínico, Dr. Frederico Cerveira e pela Senhora Enfermeira Diretora, Maria Lucinda Godinho.

O CHBV está já há alguns meses a trabalhar nesta matéria, tendo, inclusive, submetido, com sucesso, um projeto ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à valorização dos Percursos dos Utentes no SNS. A curto prazo serão adquiridas viaturas e equipamento variado, sendo que as equipas multidisciplinares de recursos humanos estão já a ser formadas.

O Ministério da Saúde determinou que, até final de março de 2019, os projetos financiados nesta área, terão de estar a prestar, em pleno, cuidados assistenciais.

Com a Hospitalização Domiciliária, o doente poderá receber cuidados e assistência hospitalar em casa, sempre que a sua condição clínica o permita, promovendo a prestação dos cuidados centrados no doente, no seu ambiente familiar.

Qualquer proposta de Hospitalização Domiciliária deverá ter sempre a concordância do doente e da família.

CHBV