Oliveira do Bairro: “Cértima Orquestra” ajuda na integração dos imigrantes locais

926
Quartel das Artes, Oliveira do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O projeto comunitário de criação artística “Cértima Orquestra”, dinamizado em Oliveira do Bairro, pretende envolver “pessoas originárias de vários países, incluindo Portugal, explorando musicalmente a singularidade dos participantes e do seu território.”

A iniciativa é organizada pelo município , em parceria com o Conservatório Artes e Comunicação – Filarmónica União de Oliveira do Bairro. Podem tomar parte na “Cértima Orquestra” todas as pessoas, mesmo que não tenham conhecimentos musicais, nem saibam tocar instrumentos.

“Queremos criar e proporcionar um espaço de interculturalidade, em que as pessoas aprofundem e descubram o seu próprio universo cultural e o partilhem com os outros, tendo como denominador comum a música, enquanto linguagem universal e agregadora”, explicou a vereadora com o pelouro das migrações Lília Ana Águas, citada em nota de imprensa.

Uma atividade cultural que pretende, ainda, “promover uma relação mais estreita entre a comunidade local e a população migrante, contribuindo para a sua plena integração”. O resultado final deste “laboratório de expressão e exploração artística” será apresentado posteriormente em espetáculos “feitos pela comunidade para a comunidade”.

A participação é gratuita e as inscrições (e pedidos de mais informações) podem ser feitas através dos contactos do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Oliveira do Bairro.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto “Oliveira Mundo de Gentes”, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344 euros para atividades de acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, assim como o acesso ao mercado de trabalho, “promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.