Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga com crescimento de 26% nas primeiras consultas

1389
Hospital de São Sebastião.

Nos primeiros seis meses do ano registaram-se no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) um total de 23.247 primeiras consultas em resposta a pedidos formulados pelos médicos de família das unidades de cuidados de saúde primários da região. Um número que representa um crescimento de 26,4% face ao número de consultas do primeiro semestre do ano 2018.

Este significativo crescimento permite que o CHEDV consiga responder a mais de 70% dos pedidos dentro dos tempos máximos de resposta garantida, o que contrasta com o valor de 42,5% em 2018. Nas primeiras consultas destaca-se o aumento em Oftalmologia (+54%), Ortopedia (+22%) e Pneumologia (+ 24%), quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

Com este desempenho, o tempo de espera para consulta registou uma significativa descida, tendo reduzido de 6,5 meses no primeiro semestre de 2018, para apenas 4 meses no final do primeiro semestre de 2019, apresentando uma taxa cumprimento do “Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG)” acima dos 70%, com seis serviços a apresentar uma taxa de resposta de 100% (Oncologia, Cardiologia, Obstetrícia, Imunohemoterapia, Medicina Interna e Psiquiatria) e outros oito serviços a apresentar uma taxa de resposta superior a 95% (Cirurgia Geral, Medicina Física e Reabilitação, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Reumatologia e Urologia).

Este resultado, que foi possível com a implementação de várias medidas, nomeadamente a criação de períodos de consulta em horário adicional e da reorganização dos tempos de trabalho em alguns serviços, teve também reflexos ao nível das consultas de seguimento, o que permitiu que o total de consultas crescesse para 153.147, um aumento de 5% em relação a 2018 com mais 7.054 atendimentos a utentes. Esta actividade, que atinge valores historicamente elevados para o CHEDV, representa um número de 1.245 consultas por dia útil, um volume de actividade que, para além do empenho e disponibilidade das equipas médicas, também beneficiou das medidas de racionalização da ocupação de gabinetes de consulta nas três unidades que constituem o CHEDV, nomeadamente o Hospital de S. Sebastião, o Hospital de S. João da Madeira e o Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis.

Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga
 

Publicidade, Serviços & Donativos