Centro de Interpretação da Pateira de Frossos com certificação ‘Biosphere’

377
Pateira de Frossos (imagem partilhada pela Câmara de Albergaria-A-Velha).

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, em Albergaria-a-Velha, obteve a certificação ‘Biosphere’, que é concedida pelo Instituto de Turismo Responsável como reconhecimento pelo “compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Criado em 1997 pelo Instituto de Turismo Responsável com o apoio da UNESCO, o sistema ‘Biosphere’ traduz as diretrizes das Nações Unidas “em práticas concretas e mensuráveis”, apoiando as sociedades e organizações “rumo a estilos de vida e modelos de operação alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A informação é dada pela autarquia no Dia Mundial do Ambiente, dois anos após a inauguração do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, considerado “o guardião da Pateira de Frossos”, uma vez que é “um importante habitat de aves migratórias”. Para evocar o dia, está previsto um dia com visitas interpretativas da fauna e da flora, oficinas pedagógicas, jogos didáticos, passeios de bicicletas, atividades na horta pedagógica e ações de formação.

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, refere a edilidade, “complementa a oferta de equipamentos municipais de valorização ambiental, como a ciclovia Frossos – Angeja, os percursos pedestres Trilho da Pateira de Frossos e Trilho das Cegonhas e os postos de observação de aves.”

» A certificação Biosphere baseia-se nos 17 ODS e nos 169 objetivos definidos pelas Nações Unidas, bem como nas orientações da Cimeira do Clima de Paris (COP 21) e nos princípios de várias cimeiras e cartas internacionais sobre sustentabilidade. Este sistema de gestão e certificação foi reconhecido como a melhor ferramenta de certificação de sustentabilidade em 2021 pelo relatório “Recommendations on tools and certification for in-depth research”, elaborado pela Universidade de Sherbrooke, no Canadá, em colaboração com a Tourism Durable Quebec.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.