
O Parque Ciência e Inovação (PCI) reforça a sua cadeia de valor com a criação de Centros de Excelência físicos, concebidos para reter e apoiar startups de elevado potencial que completaram o seu percurso de incubação e aceleração dentro do ecossistema. Estes centros proporcionam um ambiente privilegiado para que estas empresas possam continuar a escalar, consolidar operações e atrair parcerias estratégicas, com foco em inovação aplicada e estratégia comercial com impacto internacional.
Por Luis Barbosa *
Além de funcionarem como espaços de aceleração contínua e desenvolvimento tecnológico, os Centros de Excelência promovem ativamente a integração de empresas nacionais e internacionais em projetos de consórcio, liderados ou cocriados a partir do PCI. Esta colaboração permite o acesso a financiamento europeu e internacional, nomeadamente através de programas como o Horizon Europe, o Fundo Europeu de Defesa (EDF) ou o EIC Accelerator, em áreas-chave como mobilidade, sustentabilidade, saúde, digital twin, cibersegurança e tecnologias emergentes, incluindo aplicações dual use no setor da defesa, via EDF.
Simultaneamente, os Centros de Excelência funcionam como modelos inspiradores para novas startups, que se desenvolvem em contacto direto com empresas de sucesso, aprendendo com os seus percursos e integrando-se num ambiente de cocriação, validação e internacionalização.
Com o apoio dos nossos acionistas e a participação ativa da Universidade de Aveiro, enquanto referência científica e académica, o PCI afirma-se como motor da nova economia do conhecimento. Através da sua infraestrutura própria- incluindo o Tech Lab, a Design Factory, a Digital Factory, o Estúdio de Digital Twin e o Media Lab- os Centros de Excelência integram talento, tecnologia, capital e mercado num ecosisstema colaborativo de alcance europeu.
O PCI já iniciou discussões com potenciais investidores interessados para ocupação dos lotes infraestruturados para a instalação física dos Centros de Excelência criando condições concretas para a fixação de startups de sucesso, empresas tecnológicas, parceiros científicos e investidores estratégicos.
Outros investidores e parceiros estratégicos são bem-vindos a juntar-se a esta visão, colaborando na execução da estratégica de ocupação dos lotes disponíveis e contribuindo para consolidar Região de Aveiro como um polo europeu de referência de inovação industrial e tecnológica.
* Diretor Geral do PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






