Celebrar a interculturalidade

372
Interculturalidade.

É necessário olhar para as pessoas nas suas várias dimensões e promover não só a sua inclusão, mas o seu bem-estar.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Por Maria José Vicente *

A EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal quer sensibilizar para a necessidade de uma sociedade intercultural e estimular o diálogo e a relação entre culturas. Semana da Interculturalidade decorre de 8 a 14 de abril, com iniciativas de norte a sul de Portugal.

Somos uma sociedade cada vez mais plural e, por isso, é preciso continuar a assinalar a Semana da Interculturalidade. A iniciativa da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza é promovida desde 2014, e decorre este ano de 8 a 14 de abril com iniciativas por todo o país. Conta, ainda, com o apoio e parceria da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da OIM – Organização Internacional para as Migrações Portugal.

Com a Semana da Interculturalidade, a EAPN Portugal quer estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural. É necessário olhar para as pessoas nas suas várias dimensões e promover não só a sua inclusão, mas o seu bem-estar. A sociedade portuguesa é de todos, não apenas dos cidadãos portugueses, mas daqueles que escolhem Portugal para a sua casa e porto de abrigo.

Mais de 220 atividades para comemorar, de norte a sul do país, o diálogo e diversidade intercultural. São diversas as iniciativas promovidas em todos os distritos de Portugal, incluindo a Região Autónoma da Madeira. Iniciativas, essas, que contam com 237 parceiros – desde entidades do setor social, municípios e instituições de ensino. Transversal a todos os territórios existem duas atividades. A primeira refere-se à exposição 20 Caminhos na Voz de migrantes, que conta a história de vida de 20 pessoas que escolheram Portugal como a sua casa. Assim, vão ser lançados sacos de pano com frases que promovem boas práticas para com a migração.

Todas as ações da Semana da Interculturalidade abordarem temas como a interculturalidade, as migrações, as comunidades ciganas e refugiados no sentido de quebrar e combater narrativas negativas relativamente a estas pessoas. A inclusão e o diálogo intercultural não está apenas nas mãos de quem decide. Está nas mãos dos cidadãos-

A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONG, bem como de organizações europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal. Criada em 17 de dezembro de 1991, a EAPN Portugal centra o seu trabalho de combate à pobreza e exclusão social através de ações nas áreas da participação, investigação, projetos, sensibilização, formação, capacitação e influência política.

* Coordenadora Nacional da EAPN Portugal. Mais informações em https://www.facebook.com/EAPNPortugal

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780