‘Cascade 19’ testa resposta à abertura de emergência das comportas de Ribeiradio

5426
Barragem de Ribeiradio - Ermida, Sever do Vouga.

Sever do Vouga será um dos principais concelhos da Região de Aveiro a abranger pelo exercício ‘Cascade 19’, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O simulacro, que é financiado pela Comissão Europeia, no quadro do ‘Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, vai decorrer entre 28 de maio e 1 de junho.

Os meios de proteção e socorro irão testar a capacidade de resposta em caso de acidentes naturais e industriais, em simultâneo, nos distrito de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal.

No terreno, estarão envolvidos agentes de proteção civil, serviços municipais e diversos organismos / entidades de apoio.

No concelho de Sever do Vouga está previsto um cenário afecto à barragem de Ribeiradio-Ermida, com a simulação de uma abertura de emergência das comportas com a consequente formação de uma onda prevista que afectará os concelhos vizinhos (Albergaria-A-Velha, Águeda e Aveiro).

De acordo com informação dada pela Câmara severense à Asssembleia Municipal, o exercício será aproveitado para testar o Plano de Emegência Interno e o Plano de Emergência Externo da barragem.

“O objetivo é treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e da União Europeia num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por sismos, condições metereológicas extrenas, inundações por cheias em cursos de água, acidentes com complexos industriais e poluição marítima, que irão suceder em cascata.

O Porto de Aveiro, nomeadamente o seu terminal químico, também fará parte do simulacro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780