Casa da autoria de Siza Vieira em Ovar em vias de classificação como monumento nacional

1353
Casa Avelino Duarte, Ovar.
Comercio 780

Está bem encaminhada a classificação como monumento nacional (MN) da Casa Avelino Duarte, que tem projeto de arquitetura da autoria de Siza Vieira, na Avenida da Régua, 931 a 937, na União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, concelho de Ovar.

O projeto de decisão da Direção-Geral do Património Cultural é publicado hoje no Diário da República, seguindo agora para colher a concordância final da Secretaria de Estado da Cultura, o que permitirá, também, a fixação de uma zona especial de proteção (ZEP) do edifício de valor histórico.

A proposta de classificação do imóvel construído em 1980 foi apresentada pela Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura no final de 2019, tendo merecido a concordância da então diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) em janeiro de 2020.

Antes de seguir para parecer final da tutela, decorre, ainda, um prazo de consulta pública com a duração de 30 dias úteis.

Fotos da Casa Avelino Duarte via site Divisare

Artigo relacionado

Siza Vieira regressa à Casa Avelino Duarte

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780