Carros usados, a opção perfeita face à escassez de carros novos

912
Automóvel (imagem genérica).
Dreamweb 728×90 – Video I

Portugal vive um momento de escassez de carros novos, o que leva, muitos consumidores a recorrer ao mercado de carros usados como uma opção viável para atender às suas necessidades de deslocação.

Além de ser uma alternativa mais acessível, os carros usados também oferecem uma variedade de opções de modelos, anos e recursos.

Outro ponto importante também é o fato de conseguir economizar, pois um carro usado tem um valor mais acessível em relação a um modelo novo.

Por que os carros usados são uma opção atraente?

Com poucos carros novos a serem vendidos, os preços vão subindo e as opções estão a diminuir. Isso torna os carros usados uma opção atrativa para os consumidores que procuram um veículo confiável a um preço mais acessível. Além disso, os carros usados são vendidos com garantia (exceto entre particulares), o que oferece uma tranquilidade extra para o comprador.

Variedade de opções

O mercado de carros usados oferece uma variedade de opções, permitindo que os consumidores  encontrem um veículo que atenda às suas necessidades e orçamento. Além disso, muitos carros usados já vêm equipados com recursos adicionais, como sistemas de som e navegação.

Cuidados ao comprar um carro usado

Tal como mencionamos anteriormente, a variedade de opções disponíveis na hora de comprar carros usados em Portugal permite que os consumidores encontrem um veículo que atenda às suas necessidades e orçamento.

No entanto, ao comprar um carro usado, é importante ter em consideração alguns aspetos. É recomendado que o comprador faça uma pesquisa sobre o modelo desejado e verifique se há histórico de problemas mecânicos. Além disso, é importante realizar uma inspeção completa do veículo antes da compra e testar o carro em diferentes condições de estrada.

Esses são alguns dos pontos que não podem ser menosprezados na hora de escolher um veículo usado.

Crescimento

O mercado de carros usados em Portugal registou um crescimento significativo nos últimos anos.

Segundo informações da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), somente em 2019 foram vendidos cerca de 1,3 milhões de carros usados no país, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior.

Esse crescimento pode ser explicado por diversos fatores, como o aumento do poder de compra da população, a maior oferta de crédito para compra de automóveis e a procura por opções mais acessíveis em tempos de crise económica. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade tem levado muitas pessoas a optar por carros usados em vez de novos, reduzindo o impacto ambiental.

Outro fator que tem impulsionado o mercado de carros usados em Portugal é a facilidade de acesso à informação sobre os veículos disponíveis. A internet tem se mostrado uma ferramenta importante para quem está à procura de um carro usado, uma vez que é possível encontrar uma grande variedade de opções e comparar preços e condições sem sair de casa.

Apesar do crescimento do mercado de carros usados, é importante destacar a importância de se tomar alguns cuidados na hora da compra. É fundamental verificar o estado do veículo, fazer um test drive e pedir informações sobre o histórico do carro, por exemplo.

Documentação

Ao comprar um carro usado é necessário verificar toda a documentação do veículo antes de fechar um negócio. Certifique-se de que o vendedor possui o documento único automóvel (DUA), o certificado de matrícula e o livrete. Verifique se as informações nos documentos correspondem às do veículo e se não há dívidas ou multas pendentes. Além disso, é recomendado solicitar um histórico de manutenção do carro. Se tiver dúvidas, não hesite em consultar um especialista ou um advogado para evitar problemas futuros.

Mecânica

Ao comprar um carro usado é importante prestar atenção a alguns pontos mecânicos para garantir um bom negócio. Verifique o estado dos pneus, suspensão, motor e transmissão. Procure sinais de desgaste excessivo, derrames ou ruídos anormais. Verifique também a documentação do veículo, incluindo histórico de manutenção e inspeção técnica. Uma inspeção mecânica pré-compra pode ajudar a identificar possíveis problemas antes de fechar o negócio.

Tudo isto, aumenta a segurança do condutor e restantes passageiros do veículo em questão.

Cidades

De acordo com dados do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), as cidades portuguesas que mais vendem carros usados são Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Faro. Essas cidades possuem uma grande concentração de stands de veículos usados, o que pode explicar o alto volume de vendas. Além disso, a proximidade com grandes centros urbanos e a facilidade de acesso também podem ser fatores que contribuem para o comércio de carros usados nessas regiões.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780