Carpete inteligente vale prémio internacional a equipa bairradina

1266
Equipa do IPB que participou no 'Entrepreneurship: Imagination@Work'.
Comercio 780

O Instituto Profissional da Bairrada (IPB) conquistou um novo prémio internacional, desta vez na Áustria, ao integrar a equipa que venceu o ‘Entrepreneurship: Imagination@Work’ .

Uma iniciativa dinamizada no âmbito do programa Erasmus + envolvendo oito países parceiros: Áustria, Alemanha, Estónia, Itália, Polónia, Portugal, República da Irlanda e a Roménia.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Oliveira do Bairro, os alunos locais formaram equipa com a representação da Irlanda para criarem uma pequena empresa com um produto inovador.

O produto desenvolvido foi uma carpete que deteta a queda de uma pessoa e envia um alerta para um número de telefone ou telemóvel.

A parte de desenvolvimento do produto ficou a cargo dos alunos portugueses e a área de marketing foi trabalhada pelos colegas irlandeses.

Em competição estiveram mais três propostas de seis países, agrupados dois a dois.

Segundo Nuno Santos, diretor do IPB, a equipa luso-irlandesa apresentou um projeto “muito ambicioso, com o foco centrado em áreas de conhecimento, como a tecnologia, as línguas, o saber (know-how) empresarial e as competências sociais”.

A experiência internacional revelou-se “uma mais-valia importantíssima” para os alunos e docentes envolvidos, “provando que o trabalho desenvolvido no IPB está ao nível do melhor que se faz em toda a Europa”.

Já a vereadora da Educação do município de Oliveira do Bairro, Lília Ana Águas, destacou “a qualidade do trabalho desenvolvido” pela equipa do IPB, assim como “a capacidade criativa e empreendedora” dos jovens.

A avaliação dos quatros projetos apresentados foi feita por empresários austríacos, que escolheram a proposta luso-irlandesa.

Daniel Jesus e Diogo Moura, de 17 anos, representaram os alunos do IPB na cidade austríaca de Deutschlandsberg, onde se realizou o evento final do projeto, entre os dias 12 e 18 de maio.

Os restantes elementos da equipa, Diogo Guedes, Francisco Almeida, Bernardo Torres, André Rocha e Rafael Santos, todos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, tiveram a oportunidade de marcar presença noutras fases do projeto, que decorreram nos vários países participantes.

O primeiro encontro do projeto ‘Entrepreneurship: Imagination@work’ teve lugar em Oliveira do Bairro, entre 18 a 22 de outubro de 2017, reunindo professores dos oito países participantes, com o objetivo de criar “vínculos” entre todos e marcar o arranque do projeto.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780