Carla Tavares (PS) exige despoluição do rio Cértima

2044
Carla Eliana Tavares, deputada do PS.
Comercio 780

A deputada do PS Carla Tavares denunciou ao ministro do Ambiente e da Transição Energética a “grave situação ambiental” em que se encontram o rio Cértima e a Pateira de Fermentelos – a maior lagoa natural da Península Ibérica situada no concelho de Águeda e que se estende aos concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro – provocada por vários focos de poluição.

Segundo a socialista eleita pelo círculo de Aveiro, esta lagoa “constitui uma zona de biodiversidade única e da maior importância devido à presença de várias espécies vegetais e animais relevantes”, que foi evidenciada com a classificação de Zona Húmida de Importância Internacional.

Ora, o rio Cértima, que alimenta a Pateira de Fermentelos, “tem sido afetado por vários focos de poluição” desde há uns anos, “o que tem afetado de forma grave todo este ecossistema, temendo-se que, em muitos casos, de forma irreversível”, alertou.

Carla Tavares frisou que “desde há pelo menos dois anos que as populações vêm denunciando esta grave situação às autoridades, como sejam o Governo da República, a Assembleia da República, as câmaras municipais dos municípios afetados, as juntas de freguesia envolventes, a Agência Portuguesa do Ambiente e a GNR”.

E a situação tem vindo a agravar-se, já que na semana passada “o rio Cértima revelou mais uma vez indícios de descargas poluentes a céu aberto, sendo visível a existência de dezenas de peixes mortos no leito do rio, tendo-se realizado uma manifestação popular no local”, referiu.

A deputada do PS coloca-se ao lado das populações exigindo que sejam tomadas “medidas concretas e urgentes para que sejam identificados os focos de poluição, punindo-se os responsáveis”.

“Além disso, é fundamental, e igualmente urgente, que sejam tomadas medidas concretas para impedir o surgimento de novos focos de poluição, bem como que sejam eliminados os focos de poluição existentes e já identificados, procedendo-se à limpeza, despoluição e dragagens necessárias à preservação da Pateira”, defendeu.

Assim, dada a gravidade da situação, a deputada Carla Tavares perguntou ao ministro do Ambiente e da Transição Energética se está prevista alguma intervenção no rio Cértima e na Pateira de Fermentelos de forma a eliminar os focos de poluição.

Grupo Parlamentar do PS

Comercio 780