Caravela Vera Cruz regressa ao Cais dos Bacalhoeiros

445
Caravela Vera Cruz.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Caravela Vera Cruz regressa ao Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, entre os dias 28 de junho e 7 de julho. No âmbito do Festival Mareato, a Câmara Municipal de Ílhavo vai proporcionar um treino de mar e vela a 48 jovens, distribuídos por quatro viagens na Caravela, entre Lisboa, Peniche e Gafanha da Nazaré.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

As viagens são dirigidas a jovens entre os 14 e os 30 anos, residentes no Município de Ílhavo. Em cada viagem, a caravela leva 12 instruendos, distribuídos por intervalos de idade: entre os 14 e 18 anos, entre os 19 e os 24 anos, entre os 25 e os 30 anos. A seleção de instruendos é feita por ordem de entrada da inscrição, que pode ser feita através de preenchimento de formulário disponível no site da Câmara Municipal de Ílhavo.

A primeira viagem realiza-se no dia 27 de junho, entre Lisboa e Peniche com embarque às 9 horas; no dia seguinte, à mesma hora, arranca a segunda viagem, entre Peniche e Gafanha da Nazaré. O desembarque da terceira viagem está marcado para 7 de julho, às 17 horas, com partida na Gafanha da Nazaré, rumo a Peniche. A quarta e última viagem tem partida no dia 8 de julho, às 10 horas, em Peniche, atracando em Lisboa no dia seguinte. As viagens incluem dormida em beliche, alimentação e seguro de embarque, mas não incluem as deslocações dos participantes de e para o local onde a caravela estará aportada.

Sob a orientação de uma tripulação experiente, os instruendos têm a oportunidade de experimentar todos os aspetos associados à navegação do navio, desde içar as velas, ajudar nas manobras e ir ao leme.

As inscrições abrem no início da próxima semana, através do preenchimento de um formulário online disponível no website do Município de Ílhavo.

Esta iniciativa visa fomentar a tradição marítima e incutir o gosto pelo mar junto dos mais jovens, permitindo uma memorável experiência, assim como uma breve instrução no treino de mar.

Durante a estadia, no Cais 12 do Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, a Caravela estará aberta a visitas (em data e horário a definir), e possibilitará duas saídas de cais, para 40 pessoas em cada saída.

Tripulada pela Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela), a Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas inventadas e usadas pelos portugueses, durante o período dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. Esta embarcação foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Câmara de Ílhavo

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.