Capital Portuguesa da Cultura: Trimestre da liberdade, igualdade, diálogo e participação cívica

352
Foto partilhada pelo Facebook de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.
Dreamweb 728×90 – Video I

No trimestre em que Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura assinala o tema ‘Cultura e Democracia’ e em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, são vários os projetos que ocupam o Teatro Aveirense dedicados a questões que gravitam à volta de valores como a liberdade, a igualdade, o diálogo e a participação cívica.

Por José Pina *

Nas artes performativas, Marcos Barbosa propõe o espetáculo “Código Postal”, baseado em cartas escritas durante a guerra e criado por autores de diversos países; Nuno Cardoso e o Teatro Nacional São João propõem “Fado Alexandrino”, a partir de uma obra de António Lobo Antunes, e Pedro Penim com o Teatro Nacional D. Maria II trazem “Quis Saber Quem Sou”, que assume um verso da canção de Paulo de Carvalho como título para um espetáculo com jovens intérpretes.

No cinema, entre outras propostas, teremos a estreia de uma curta-metragem realizada por António Costa Valente e três filmes históricos em torno do 25 de abril, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Estre trimestre verá ainda a estreia de um evento onde arte, política e pensamento se cruzam: o New Deal of Arts and Democracy, realizado em parceria com o Sarajevo Fest, um encontro anual para refletir sobre o que significa pensar e agir politicamente nos dias de hoje, assim como o papel das artes e da cultura nessa dinâmica. Junta-se a Bienal Aveiro_Síntese, onde se revelam algumas das mais desafiantes propostas da música eletroacústica, assim como uma instalação artística de Paulo Mendes que ocupará a Sala
Estúdio.

É um trimestre intenso e vivo, num tempo em que tanto se celebra. O Teatro Aveirense está de portas abertas para essas comemorações e para dar o seu contributo na construção de uma sociedade mais envolvida com a cultura.

* Diretor do Teatro Aveirense.

Aveiro 2024: Informações e programação.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Comercio 780