Câmara de S. João da Madeira reforça programa de ação social escolar

1562
Paços de Concelho de São João da Madeira.

Os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar, com escalão A e B, terão acesso às Atividades de Animação e Apoio à Família de forma gratuita de setembro a dezembro, podendo esta gratuitidade ser estendida ao ano de 2021, dependendo da situação pandémica e da condição financeira das famílias.

Esta é uma das medidas do programa de Ação Social Escolar aprovado, por unanimidade, na última reunião da Câmara Municipal de S. João da Madeira, e que irá abranger todos os dez jardins-de-infância da rede pública do concelho.

O programa municipal inclui apoios desde a educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade. Assim, a partir de setembro, os alunos do 1.º ao 6.º ano abrangidos pela ação social escolar passam a receber os cadernos de atividades, o que poderá representar uma poupança para as famílias entre 45 e 50 euros por cada filho que têm a estudar nestes anos de escolaridade. Para além disso, no 1.º ciclo do ensino básico, os alunos do escalão A e B receberão, ainda, material escolar no valor de 16.00 e 8.00 euros, respetivamente. Já os estudantes do 7.º ao 12.º ano passam a ter direito a material escolar de 10.00 a 40.00 euros, dependendo do escalão do abono de família.

O programa de ação social escolar inclui, também, refeições escolares durante todos os meses do ano, um jardim-de-infância aberto em agosto com o objetivo de contribuir para a promoção da conciliação da vida familiar com a vida profissional e, ainda, a oferta de transportes para visitas de estudo.

A determinação do município na implementação de medidas de apoio dirigidas às famílias de estratos sociais mais desfavorecidos e a necessidade de garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar a todos os alunos, são dois dos objetivos fulcrais da Câmara de S. João da Madeira com o desenvolvimento deste programa.

Município de S. João da Madeira

Publicidade, Serviços & Donativos