Câmara de S. João da Madeira e Fundação Ilídio Pinho estabelecem parceria

597
Centro de Artes OLIVA.
Comercio 780

Protocolo prevê realização de uma exposição e apoio à criação artística.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Fundação Ilídio Pinho vai conceder um apoio mecenático ao Centro de Arte Oliva (CAO) – estrutura artística e cultural detida pelo Município de S. João da Madeira – que se consubstanciará no financiamento de uma exposição a realizar no corrente tendo por base o trabalho de um artista português, reconhecido por ambas as partes.

“Muito nos satisfaz e honra podermos vir a contar com esta parceria com uma fundação que têm desempenhado um papel relevantíssimo no apoio à criação artística”, realça o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Jorge Vultos Sequeira lembra que este é o segundo protocolo do género, seguindo-se ao que foi estabelecido em 2023 com a Fundação Millennium BCP e que já conduziu à realização de uma exposição no CAO, inaugurada por ocasião do 10° aniversário deste equipamento municipal.

O estabelecimento destas parcerias insere-se numa “política de fortalecimento da autonomia financeira e da sustentabilidade do CAO”, afirma o autarca, acrescentando que esse é um caminho que o município tem vindo a trilhar e que “também se tornou possível devido à credibilidade artística e ao posicionamento de relevo que o CAO foi adquirindo no contexto dos equipamentos culturais nacionais”.

Renato Ferrão é o artista selecionado

A colaboração com a Fundação Ilídio Pinho resulta da aprovação por essa instituição de um projeto de candidatura elaborado pelo CAO, que se traduzirá na atribuição de verba de 20 mil euros ao Município de S. João da Madeira para o ano de 2024, para aplicação na realização de uma exposição e apoio à criação artística.

De acordo com informação da diretora do CAO, Andreia Magalhães, o artista selecionado para a exposição é Renato Ferrão, um dos fundadores do Salão Olímpico (2003-2005), um projecto alternativo dedicado às artes plásticas, formado, essencialmente, por autores oriundos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A inauguração está prevista para o final do corrente mês de janeiro.

É objetivo da Fundação Ilídio Pinho e da Câmara Municipal de S. João da Madeira que este apoio mecenático possa ser renovável e mantido no futuro, nas disposições gerais definidas no protocolo entre ambas as partes.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.