Câmara de Ovar instala monoblocos em USF e no Hospital Dr. Francisco Zagalo

955
Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, ao centro.

A Câmara Municipal de Ovar procedeu à instalação de monoblocos amovíveis em algumas Unidades de Saúde Familiares (USF) do concelho de Ovar e no Hospital Dr. Francisco Zagalo em Ovar, melhorando as condições de acesso e permanência dos utentes, bem como as condições de trabalho aos profissionais de saúde.

No caso da USF Alpha de Válega, um dos monoblocos está a funcionar como um gabinete de vacinação contra a gripe para os utentes de risco, cuja campanha arrancou hoje, e os dois outros espaços servem de sala de espera, estando sempre garantido o distanciamento e criando um circuito independente, de forma a não interferir com o normal funcionamento da Unidade de Saúde. Na USF Laços de Cortegaça, na USF João Semana, em Ovar, e na USF de S. João de Ovar, os monoblocos estão dedicados a salas de espera.

Já no Hospital de Ovar foram instalado três monoblocos, um para suporte de rastreio ao COVID-19 e dois para funcionarem como Gabinetes de casos suspeitos COVID -19, para utentes e para profissionais de saúde.

Este é um investimento de cerca de 10 mil euros, suportado exclusivamente pela Câmara Municipal. Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar recorda que “somos sensíveis às necessidades dos nossos utentes e dos profissionais de saúde e, uma vez mais, investimos em substituição do Ministério da Saúde. Mas assim tem que ser! Para nós a saúde está e estará sempre em primeiro lugar”.

O autarca revela ainda que “este investimento é para continuar. Apesar de a gestão dos equipamentos de saúde ser competência do Ministério, alguns dos nossos postos médicos e USF’s continuam encerrados. E uma das razões prende-se com a necessidade de obras de manutenção para fazer face a requisitos do próprio Ministério, o qual alega, no entanto, a falta de recursos financeiros. Mas nós vamos uma vez avançar com as desejadas obras, de valor superior a 35 mil euros, porque necessitamos que o Posto Médico de Arada, o Posto Médico do Furadouro, o Posto Médico de Maceda e o Posto Médico de São Vicente voltem a funcionar com a maior brevidade possível e estejam ao serviço da nossa população.”

Câmara de Ovar

Publicidade, Serviços & Donativos