Câmara de Aveiro lança a concurso público qualificação da zona entre as Pirâmides e as eclusas

3428
Cidade de Aveiro.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro agendou para a sua reunião pública desta quinta-feira a aprovação do projeto de execução e a abertura do concurso público para qualificação urbana da zona entre a rotunda das Pirâmides e a ponte da eclusa.

Segundo uma nota de imprensa, a empreitada tem o valor base de cerca de 2,7 milhões de euros e um prazo de execução previsto de nove meses.

“Esta obra vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do canal central. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do ecomuseu da marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda”, explica a edilidade.

“A sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar”, acrescenta o comunicado, “vai ser predominantemente pela ponte da eclusa e pela ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da antiga lota de Aveiro.”

A Câmara considera que se trata de “uma importante empreitada que integra a lógica global de qualificação urbana da cidade de Aveiro e que vai valorizar a função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.”

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.