Câmara de Aveiro divulga vídeo que apresenta projeto para o Rossio

11083
Vídeo sobre o projeto do Rossio, Aveiro.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro divulgou hoje um vídeo que perspetiva a intervenção para requalificar a zona do Rossio e da área entre as pontes e a Ponte de São João.

O projeto “está terminado, seguindo-se agora o processo de concurso público” da obra que tem uma duração prevista de 16 meses. Não são referidos os valores base da empreitada ou da concessão da cave para estacionamento.

A edilidade agradece “os contributos recebidos no desenvolvimento deste projeto”, dando conta da sua versão final.

A área verde ocupará 6.469 m2 (mais 64 m2 do que o atual jardim) e o novo parque arbóreo terá 107 árvores (mais seis).

A Câmara garante a redução “para menos de metade” da área de circulação e estacionamento automóvel à superfície (8.661 m2 atuais para 3.993 m2).

Confirma um sentido de trânsito na Rua João Mendonça (sentido Rossio/Pontes), sendo a entrada automóvel para o Rossio e a entrada e saída de automóveis da cave do estacionamento, feitas do lado da ponte de São João, “contribuindo assim para a diminuição da pressão automóvel na zona do Rossio”.

O projeto inclui uma ciclovia “dedicada” a ligar as pontes ponte de São João e o parque de estacionamento em cave para 219 automóveis.

Mantém-se a ideia de criar o Centro Interpretativo da História do Achado e do Rossio (CIHAR), com base no achado arqueológico da Igreja de São João.

A autarquia assume, entre outras intervenções, a qualificação da praça General Humberto Delgado, “com aumento da área pedonal, construção de duas zonas de estar e redução da área de circulação automóvel”.

Nota de imprensa sobre o projeto do Rossio.

Artigos relacionados

Aveiro: Greve climática aproveitada na AM para criticas à cave de estacionamento no Rossio

Aveiro: ‘Juntos pelo Rossio’ reage com desagrado a avanço do parque subterrâneo no Rossio

Publicidade, Serviços & Donativos