Câmara de Anadia ativa Centro Municipal de Operações de Socorro com apoio dos bombeiros

837
Bombeiros de Anadia.
Comercio 780

O Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Anadia, instalado no quartel dos bombeiros locais, entrou em funcionamento esta terça-feira, 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, informou a Câmara local.

Segundo um comunicado, o CMOS funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, estando dotado de uma linha de emergência designada de “Anadia Segura”, cujo número é o 808 231 112. “Esta linha terá como objetivo a receção, o tratamento e o encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou de colaboração efetuados pelos munícipes e, caso se revele necessário, acionará as Forças de Segurança, Proteção e Socorro, bem como os demais serviços com responsabilidade no concelho de Anadia”, explica a Câmara.

Uma forma de dar “resposta mais célere e eficaz às necessidades das populações, contribuindo assim para a mitigação do risco, de forma a que os cidadãos tenham o socorro mais rápido, mais eficiente e adequado.”

“Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, destruição de ninhos de vespas, captura de animais errantes, são algumas das áreas de intervenção do CMOS”, acrescenta o comunicado.

No próximo sábado, dia 5 de março, será celebrado um protocolo de colaboração entre o município de Anadia e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), entidade parceira na operacionalização desta nova resposta local.

A autarquia irá atribuir uma comparticipação financeira anual de 76.380 euros para apoiar o funcionamento do CMOS, assim como disponibilizar um veículo polivalente, devidamente equipado e demais logística para a operacionalização do serviço de resposta.

Já a AHBVA disponibiliza os recursos humanos, com formação adequada, a afetar ao funcionamento do Centro e ao piquete de intervenção, denominado de ‘Piquete de Resposta Municipal’.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780