Câmara de Águeda lança concurso para ligação do PEC ao IC2

468
Ligação do PEC ao IC2, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Águeda aprovou a abertura de concurso público internacional para a construção da ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2, com um preço base de cerca de 10 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Esta empreitada, financiada a 100% ao abrigo Plano de Recuperação e Resiliência (PRRclui a reabilitação da Estrada Municipal 605-1 e do troço que liga à EN333, bem como a construção de um viaduto sobre a EN1 e a adequação do Eixo Rodoviário de acesso ao PEC”, informa um comunicado

A construção desta ligação viária entre o PEC e o IC2 é vista como um contributo para o dinamismo socioeconómico e crescimento do concelho, melhorando o fluxo de mercadorias das empresas à rede de vias nodais (IC2, Porto de Aveiro, Rede Ferroviária Nacional, A1 e A25). Permite, ainda, “resolver um problema no cruzamento com a EN 1, conhecido como o cruzamento da cerâmica do Alto”. A obra irá, espera-se, “facilitar o escoamento de tráfego, especialmente na EN1 que passará a ter circulação prioritária, passando a existir uma circulação “secundária” e de nível superior, que fará a ligação de quem vem da zona do PEC em direção à Zona Industrial de Barrô”.

Segundo a edilidade, serão ainda reformulados os principais nós do eixo que liga o PEC à N333 e, por conseguinte, ao IC2, que permitirá um reordenamento do fluxo rodoviário e facilitar os fluxos de veículos pesados entre o PEC, as zonas industriais envolventes e o IC2. A obra, que deverá estar concluída até junho de 2026, vai ser desenvolvida ao longo de cerca de oito quilómetros.

Discurso direto

“Esta é uma obra estruturante, de grande envergadura, a maior lançada pelo Município, pelo investimento e pela transformação que vai trazer a toda a zona. Esta ligação vai potenciar ainda mais o Parque Empresarial do Casarão e terá um impacto significativo tanto para a competitividade do PEC como para o desenvolvimento do concelho, com benefícios para as nossas empresas e os nossos cidadãos” – Jorge Almeida, Presidente da Câmara.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.